Campus Caicó lança Curso Superior em Design de Moda

IFRN é a primeira instituição pública do estado a oferecer graduação na área

Publicada em 24/07/2016 Atualizada há 1 ano

Você sabia que o mercado de moda é um dos que mais cresce no Brasil? Em 2015, o segmento totalizou mais de 365 mil empresas, gerando em torno de 680 mil postos de trabalho e movimentando a cifra de R$ 42 bilhões em vendas. Isso fez com que o país saltasse para a quinta posição no ranking dos maiores consumidores mundiais de vestuário, de acordo com pesquisa realizada pela A.T. Kearney, renomada empresa de consultoria empresarial norte-americana.

É diante dessa realidade que o IFRN lança o Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, que será ofertado no Campus Caicó a partir deste segundo semestre. O curso tem a duração de 3 anos e totaliza uma carga horária de 2114 horas.  Quem desejar ingressar nessa formação pelo IFRN deverá concorrer a uma das 40 vagas por meio do processo seletivo regido pelo Edital nº 23/2016 da Pró-Reitoria de Ensino.  A seleção será realizada através da nota do ENEM, podendo o candidato escolher entre os desempenhos das últimas 5 edições do Exame (2010, 2011, 2012, 2013, 2014 ou 2015). As inscrições devem ser feitas até às 22h do dia 3 de agosto, no site de processos seletivos do IFRN.

A cidade é a quinta maior do estado do Rio Grande do Norte, uma das mais importantes na região do Seridó, e tem o setor têxtil como uma das suas principais atividades econômicas na receita do desenvolvimento. O município é famoso pelas rendas, bordados e ocupa o segundo lugar nacional na produção de bonés.

“O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda no IFRN se propõe a formar e qualificar profissionais para atender ao setor de moda, em crescente expansão regional, nacional e internacional, buscando novas tendências e produtos de qualidade em termos de moda. Isso inclui a formação tecnológica, cultural, social, artística, histórica, ética, buscando a formação integral do discente”, afirma o professor Edson Caetano Bottini, coordenador do curso.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho oferece uma ampla atuação para os profissionais com formação nessa área. O curso vai qualificar o profissional para desenhar peças de roupas, acessórios de couro, joias, dentre tantos outros itens, de acordo com estilos e tendências da moda, mas não só isso. Na indústria têxtil, por exemplo, ele poderá atuar no departamento de compras e até mesmo em posições estratégicas de gestão, estabelecendo estratégias de marketing, pesquisando o mercado consumidor ou se encarregando na promoção de vendas. Também terá como opção atuar no setor de comércio e serviços, prestando assessoria de moda para lojas, escolhendo coleções e criando vitrines atrativas ao consumidor.

Enfim, são inúmeras possibilidades de atuação, que também incluem a de fotógrafo de moda, figurinista, designer de estampas, costureiro, personal stylist e até mesmo em áreas que envolvam a comunicação, como coluna ou blog de moda. No entanto, profissionais da área alertam que muitas pessoas decidem entrar nessa área pelo fato de simplesmente achar a profissão extremamente glamorosa, porém, afirmam que para obter sucesso é preciso buscar uma formação que envolve estudo e dedicação.

No caso do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, o coordenador do curso afirma que há um modelo curricular completo, que propicia ao aluno condições de assimilar, integrar e produzir conhecimentos científicos e tecnológicos na área Design de Moda. Além disso, permite que ele possa analisar criticamente a dinâmica da sociedade brasileira e as diferentes formas de participação do cidadão-tecnólogo nesse contexto, desenvolvendo as capacidades necessárias ao desempenho das atividades profissionais. “Nesse sentido, o profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda deve ser capaz de processar informações, ter senso crítico e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, integrando formação técnica à cidadania”, conclui o professor Bottini.

MAIS VAGAS

O curso de Design de Moda está sendo ofertado através do Edital 23/2016, que traz um total de 195 vagas para 8 cursos superiores de graduação, em 7 cidades do Rio Grande do Norte. Os interessados podem se inscrever até o dia 3 de agosto, através do site de processos seletivos do IFRN. Estão sendo ofertadas as seguintes vagas:

• TECNÓLOGOS

Design de Moda - Campus Caicó