Expansão

Campus Avançado Parelhas realiza aula inaugural

O evento foi hoje (15) de manhã.

Publicada em 15/05/2015 Atualizada há 1 ano

A sala de leitura da biblioteca do novo campus foi pequena para todos os que fizeram questão de prestigiar a apresentação à comunidade da mais nova escola do IFRN.  A aula inaugural realizada hoje (15) pela manhã reuniu todos os 80 alunos matriculados, pais, representantes da sociedade civil da região do Seridó, além de várias autoridades locais.  O clima foi de festa, animada pelo professor Andrey Azevedo dos Santos,  que também "puxou" o Hino Nacional Brasileiro, sendo acompanhado por todos os presentes.

Fizeram parte da mesa de honra o reitor do Instituto, Belchior de Oliveira Rocha, o prefeito do município, Francisco Assis de Medeiros, a senadora Fátima Bezerra, o presidente da Câmara Municipal,Frank Kléber de Lima, o diretor-geral do Campus Currais Novos, Rady Dias de Medeiros e a diretora do novo campus, Paula Francinete de Araújo Batista.

Para a senadora Fátima Bezerra, a chegada do IFRN a Parelhas vai contribuir para mudar, para melhor, as perspectivas de desenvolvimento para todos os municípios da parte mais ao sul da região do Seridó, além daqueles que fazem divisa com a Paraíba.  O prefeito Francisco Assis  falou sobre a emoção de ver a escola praticamente pronta e já funcionando.  "Lembro-me quando algumas pessoas diziam  que trazer o IFRN para Parelhas era um sonho impossível.  Pois o sonho se transformou em realidade, graças ao empenho de tanta gente", disse.  O presidente da Câmara Municipal também destacou a importância  da instituição, garantindo educação de qualidade para os jovens da região.

Para a equipe gestora do IFRN, a manhã foi muito especial.  O diretor-geral do Campus Currais Novos, Rady Dias de Medeiros reiterou a total confiança na gestora escolhida para ficar à frente da nova escola.  "Pela sua competência, sua dedicação e seu amor pela Instituição, tenho certeza de que a professora Paula Francinete irá fazer um excelente trabalho na direção deste campus", disse.  Emocionada e muito aplaudida pelos alunos, a diretora agradeceu o acolhimento afetuoso com que a sociedade parelhense tem recebido os servidores do Instituto e se comprometeu a dar o máximo de si  para corresponder à confiança depositada nela.

O reitor Belchior de Oliveira Rocha fez um agradecimento especial às pessoas envolvidas diretamente na construção da escola e ressaltou a importância das primeiras turmas que, como pioneiras do ensino profissional na região, estão fazendo história.  "Ao longo da vida acadêmica de vocês haverá outros momentos especiais, mas este tem um significado especial por ser o primeiro.  Que vocês aproveitem essa oportunidade e contribuam para o crescimento da instituição, do município, do estado, do país", encerrou o reitor.

O campus

O Campus Avançado Parelhas é vinculado administrativamente ao Campus Currais Novos.  Possui 14.368 m² de área construída, ocupando um  terreno de 45 mil metros quadrados,  doado ao Instituto  pelo casal José Ernesto Filho e Rita Maria da Costa.

Com capacidade para atender a 600 alunos em seus cursos regulares e com um quadro máximo de 30 professores e 22 técnicos administrativos, o Campus inicia suas atividades oferecendo cursos técnicos de Mineração e Informática, mas  com previsão de oferecer também cursos de graduação, especialmente de licenciaturas.