Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Apodi

Estudantes recebem premiação na Mostra Brasileira de Foguetes

Equipe de calouros do Integrado em Química conquistou medalha de prata

Publicada em 18/12/2020 Atualizada há 12 meses

A competição foi realizada a partir de um foguete virtual feito por software

O Campus Apodi do IFRN participou da versão virtual da 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Com uma equipe formada por estudantes do 1º ano do Curso Técnico Integrado, o Campus conquistou medalha de prata na competição.

A competição foi realizada a partir de um foguete virtual, feito no software Openrocket.info, o qual deveria atingir o maior alcance vertical possível, a partir dos critérios de massa, motor e estabilidade. A equipe, formada por Ana Leticia Silva Fernandes, Iane Vitoria Oliveira Alves e Victor Gabriel Silveira de Souza, os três do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Química, recebeu orientação do professor Francisco de Assis Sousa, coordenador da Mobfog no Campus Apodi. 

Sobre a Mostra

A Mostra Brasileira de Foguetes é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre estudantes de todos os anos do ensino fundamental e médio em território nacional. Segundo o Portal da Mobfog, a Mostra “tem por objetivos: fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional".  

Para Francisco Sousa, "A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos individualmente ou em equipes de até três componentes".

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas