evento cultural

Campus Apodi apresentou programação em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

Evento foi realizado nesta segunda-feira (21)

Publicada em 23/11/2011 Atualizada há 1 ano

Dentro das celebrações para o Dia Nacional da Consciência Negra no Campus Apodi, os professores Nilton Xavier e Kalliane Amorim planejaram uma vasta programação, com a participação de alunos e convidados, apresentada nesta segunda-feira (21) aos estudantes e servidores do Campus Apodi. O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorada no dia 20 de novembro, coincidindo com a morte de Zumbi, líder revolucionário do Quilombo dos Palmares, em 1695.

Abrindo a programação, as alunas Luana Karina, Ionara Darcya, Tatiane Vitória, Luana Bandeira e Márcia Laíza, dos cursos integrados de zootecnia, biocombustíveis e Iiformática cantaram a música “Allunde, alluyá”, uma oração ao Sol cantada no idioma suaíli, falado pelos povos do norte da África. Em seguida Jonas Geomar e Lázaro Bandeira, do curso de zootecnia, modalidade EJA, apresentaram um coco, tipo de música folclórica nordestina com diferentes variações acompanhada por uma dança do mesmo nome.

O Campus Apodi, contou com as palestras de Itamara Isis Silveira Sena, reponsável pela Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial de Apodi, expondo as ações desenvolvidas pela sua equipe; Zélia Cristina Pedrosa do Nascimento, Assessora do Centro de Estudos Bíblicos – CEBI, comentando “A Bíblia sob a ótica da negritude”; e Julimar Fernandes, que conversou com estudantes sobre preconceito e superação.

Finalizando, o professor Alexandre convidou todos à assistirem  a apresentação do seu grupo de capoeira CECAP, composto por integrantes dos municípios de Felipe Guerra e Apodi.

Além da programação apresentada, a exposição “Negro e Lindo”, do fotógrafo Pacífico Medeiros, com curadoria de Ivonete Soares, ficará aberta ao público até o dia 2 de dezembro para apreciação da comunidade acadêmica e população.