ESPAÇO 4.0

Campus abre inscrições para cursos de Extensão

Vagas são destinadas a jovens de 15 a 29 anos

Publicada em 02/01/2023 Atualizada há 12 meses

Oferta capacitará em tecnologia e inovação

“O projeto Espaço 4.0 está inserido sob um dos pilares de ação do Campus Parnamirim, a Extensão, na perspectiva de produção, socialização e difusão de conhecimentos”. Essa é a definição dada pelo professo José Soares, da disciplina Eletricidade e Eletrônica, que coordena a iniciativa “Espaço 4.0”, ação que tem o intuito de reduzir o desemprego de jovens através da capacitação em tecnologia e inovação para facilitar sua inserção no mundo do trabalho no contexto da Indústria 4.0.

Ao todo, são sete cursos de 20h ofertados de forma gratuita. A seleção de participantes para as turmas de 20 estudantes será feita por ordem de inscrição. Podem participar jovens de 15 a 29 anos, sejam ex-estudantes ou mesmo integrantes da comunidade externa ao Campus Parnamirim.

Inscrições

As inscrições para os cursos serão realizadas de forma online, por meio de preenchimento do formulário de inscrições, dentro do prazo pré-estabelecido: dia 19 de janeiro de 2023 ou enquanto não preencher as turmas. Estudantes com interesse em participar das capacitações poderão escolher entre as opções abaixo:

Automação na indústria 4.0 com CLP (20h)

Com aulas presenciais às quintas e sextas, das 8h - 12h, os objetivos do curso são: reconhecer componentes da Automação Industrial; conexões entre sensores/atuadores e CLP, resolução de problemas com CLP, conhecer protocolos de comunicação industrial e desenvolver habilidades para trabalhar em equipes. CLP significa Controlador Lógico Programável.

Tecnologias de Comunicação para Internet das Coisas para Cenários Industriais (20h)

Com o objetivo de apresentar as principais tecnologias de comunicação, de implementar soluções de conectividade em cenários industriais a partir de tecnologias de comunicação IoT, de monitorar, desenvolver e aprimorar a conectividade entre dispositivos IoT em cenários industriais, a turma terá aula às segundas e sextas, no horário das 8h às 12h. IoT é a sigla em inglês para Internet das Coisas.

IoT – Internet of Things - Internet das Coisas (20h)

Conhecer técnicas e ferramentas para IoT, empregar o uso de mensagens entre os dispositivos, desenvolver uma aplicação simples IoT, desenvolver habilidades para trabalho em equipe e conhecer as tendências atuais em IoT estão entres os objetivos do curso, que terá aulas às segundas e quintas, no horário das 14h às 18h.

Desenho de produtos para Manufatura Aditiva (20h)

As aulas desse curso preveem utilizar ferramentas de Desenho Auxiliado por Computador para modelagem de peças em 3D, aplicar os conhecimentos da ferramenta CAD para o planejamento e fabricação de peças por manufatura aditiva (impressão 3D) e conhecer a operação de impressoras 3D; elas acontecerão às segundas e quartas-feiras, sempre entre 8h e meio-dia.

Profissional 4.0 (20h)

As aulas vão das 18h às 22h das terças e quintas nesse curso, que se propõe a:

• Debater sobre o futuro do trabalho;
  • Conhecer as Soft Skills requisitadas dos profissionais;
  • Identificar a importância do planejamento para construir uma carreira profissional;
  • Reconhecer a estrutura de um currículo profissional;
  • Identificar as etapas de um processo seletivo;

Introdução à Programação Web (20h)

Às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h, essa turma vai aprender conteúdos como: ter conhecimento de como funciona um site Web (cliente servidor, protocolo HTTP), estruturar a página Web com a linguagem HTML, estilizar a página com CSS e desenvolver um pequeno site Web.

Programação Móvel (20h)

Para esse curso – com aulas às terças e quintas, das 8h às 12h – os objetivos são:

• Criar aplicativos móveis em uma linguagem com interface simples e ambiente de programação;
  • Conhecer e aplicar os componentes básicos;
  • Usar os recursos nativos do dispositivo móvel;
  • Desenvolver um pequeno aplicativo móvel; e
  • Gerar o aplicativo e aprender a publicá-lo.

Capacitação profissional

O início das aulas está agendado para 23 de janeiro de 2023; o término deverá se dar até a sexta-feira, dia 17 de fevereiro de 2023. Para mais informações sobre o Espaço 4.0 entrar em contato por e-mail: espacao4.zero@gmail.com.

O projeto é uma parceria com a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, voltado à promoção de cursos de capacitação profissional para jovens oferecido pelo Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

extensao