Campus Natal-Zona Leste

IFRN recebe comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Equipe do Departamento de Inclusão Digital falou sobre projetos nacionais de formação a distância

Publicada em 20/02/2019 Atualizada há 1 ano

Reunião aconteceu na Sala de Atos da Reitoria

Na tarde desta terça (19), a Reitoria do IFRN recebeu a visita de uma equipe do Departamento de Inclusão Digital (Deidi) da Secretaria de Telecomunicações (Setel), setor que integra o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O objetivo do encontro foi estabelecer a troca de experiências na área de inclusão digital e o contato para futuras parcerias, com foco no trabalho do Campus Natal-Zona Leste (voltado para o ensino a distância) e a formação de agentes digitais.

A comitiva foi recebida pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, professor Márcio Adriano de Azevedo, e pelo diretor geral do Campus Natal-Zona Leste, Alex Oliveira. Na ocasião, Márcio representou Wyllys Abel Farkatt Tabosa, reitor da Instituição, que está cumprindo agenda de trabalho em Portugal. Já a representação da Deidi foi feita por seu diretor, Wilson Diniz Wellisch, por Samir Amando Maia (coordenador-geral de Articulação) e por Jean Marc Mutzig (coordenador de Formação). Ainda pelo IFRN, estavam presentes o pró-reitor de Administração, Juscelino Cardoso, e servidores do Campus Natal-Zona Leste e da Reitoria.

“Esse primeiro momento é mais para que possamos fazer um escopo geral das possibilidades de parceira, A ideia é sair desse encontro sabendo o que o IFRN faz e como podemos fazer juntos”, disse Wilson. O professor Márcio, após a exibição do filme institucional do IFRN, destacou alguns resultados alcançados pelo Instituto, como a economia obtida com a instalação dos parques fotovoltaicos em todas as unidades da instituição.

Agentes digitais

Outro objetivo da visita da comitiva do Ministério faz referência ao acompanhamento das ações do Edital 86 86/2017/SEI-MCTIC. O IFRN, através do Campus Natal-Zona Leste, participou e venceu a Chamada Pública que escolheu o Núcleo Estruturante do Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital. “A ideia dessa iniciativa é, através da formação de novos agentes digitais, reativar ou revitalizar os núcleos de inclusão digital em que existem vários municípios brasileiros. Nossa tarefa é criar um curso – que foi aprovado no nosso conselho acadêmico – de Formação Inicial e Continuada (FIC) de 400 horas para a formação desses agentes”, explicou Alex.

Na prática, o IFRN construirá o curso – incluída a produção de material impresso, de vídeo-aulas e um ambiente virtual que será disponibilizado nos servidores da Instituição. Esse conteúdo será oferecido por outros Institutos, também através de edital, para que eles sejam Agentes Ofertantes – divididos por região – em formem 2 mil Agentes de Inclusão Digital em todo o Brasil. Ainda entraram em pauta experiências na instalação de Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC). A ideia é a instalação de um CRC em cada um dos estados brasileiros. O IFRN, que possui vários campi oferecendo cursos técnicos na área, entraria como parceiro.

Laboratórios

Após a reunião na Reitoria, a equipe da Deidi recebeu os livros "Por dentro do IFRN" e "Instituto Federal: uma organização composta por organizações", que tratam das estruturas do IFRN, e seguiu para uma visita técnica aos Campi Natal-Zona Leste e Natal-Central, para conhecer laboratórios na área de mídias digitais e de tecnologia.

“Essa visita é importante ao tempo em que torna mais próximo o contato com os novos agentes do Ministério, o que auxilia na interlocução e, de repente, facilita a captação de novas ações e parcerias. De todo o modo, nos colocamos à disposição do MCTIC, ampliando nosso escopo para além das relações com o Ministério da Educação (MEC)”, finalizou Alex Oliveira.

servidores