Zika Zero

Campi do IFRN promovem ações contra o Aedes Aegypti

Houve mobilização em nove unidades do Instituto, com participação de quase 3 mil alunos e servidores

Publicada em 19/02/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Nesta sexta-feira (19), alunos, servidores e gestores do IFRN se engajaram em uma luta nacional: o combate ao mosquito Aedes Aegypti., o popular ‘mosquito da dengue’, também responsável pelo crescimento dos surtos do Zika e da Chikungunya. Durante todo o dia, as comunidades dos campi Caicó, Mossoró, Lajes, Natal-Central, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São Paulo do Potengi se envolveram em uma diversidade de ações.

No Campus Caicó, o diretor-geral, professor Caubi Ferreira de Souza Júnior, participou de uma ação conjunta da Prefeitura da ciodade, por meio da Secretaria de Saúde, com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte Campus Caicó (UFRN), o IFRN e a 10ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIRED). O objetivo era sensibilizar os alunos das escolas municipais, o que aconteceu no Centro Educacional José Augusto (CEJA), a maior escola municipal de Caicó. Paralelamente a essa mobilização, o professor Helaidio Chaves coordenou a apresentação da Carta do Ministro da Educação aos alunos do Campus Caicó do turno matutino. Para estudantes do turno vespertino, foi realizada a sensibilização por meio da veiculação da campanha Zika Zero na rádio do Instituto. Mais de 400 alunos e de 40 servidores foram envolvidos na ação.

Já no Campus Mossoró, aconteceu pela manhã uma ação preventiva, sob a coordenação do servidor Edilson dos Santos. A turma de Gestão Ambiental, com a presença de cerca de 30 alunos, realizou uma vistoria em toda a escola em busca focos ou locais de possível proliferação do mosquito. Além de Edilson, participaram da ação o diretor-geral Jailton Barbosa e outros 4 servidores.

Em Lajes, também foi realizado mutirão de limpeza do Campus, além de coletas de água para análise e reunião pedagógica para esclarecimento e planejamento de ações. Participaram, além da diretora-geral, 23 servidores e cerca de 160 alunos.

A direção do Campus Natal-Central programou um multirão de limpeza do bosque e dos locais de acesso do campus para este sábado (20). Durante o dia, foram feitas campanhas de conscientização junto aos alunos. “Vamos fazer uma ação integrada, com a parte de conscientização. Nosso objetivo é que os estudantes se tornem multiplicadores nos bairros onde moram", disse o direto-geral do Campus, José Arnóbio.

Em Parnamirim, os médicos do Campus realizaram palestra para os servidores terceirizados responsáveis pela limpeza. Além disso, está sendo planejada uma ação de limpeza do Campus com a presença de cerca de 650 alunos, 45 servidores e o diretor-geral Ismael Felix Coutinho.

No auditório do Campus Pau dos Ferros, profissionais da saúde e representantes das forças armadas ministraram palestras de esclarecimentos acerca do Aedes Aegypti e as doenças que ele causa. Militares do Exército promoveram uma momento de diálogo e conscientização entre alunos e servidores. A visita ainda contou com a presença de representante da V Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), além de representante da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros. O técnico em enfermagem do Campus, Alan Leite, também proferiu palestra. Material gráfico de conscientização foi distribuído e afixado nos murais do Campus. A mobilização foi tema de pauta na reunião pedagógica do Campus, realizada semanalmente entre os docentes do Instituto. Cerca de 520 alunos e 45 servidores participaram das ações.

No Campus Santa Cruz, aproximadamente 820 alunos e 45 servidores participaram de faxinaço por toda a área do Campus, com a presença do diretor-geral, Erivan Sales do Amaral. Já em São Paulo do Potengi, o campus localizado na cidade recebeu a visita de uma equipe de vigilância ambiental da prefeitura da cidade. Os agentes Adilson Soares e Renarlly César, acompanhados do técnico Daniel Ribeiro, médico do Campus, e de José Jesson, servidor terceirizado, vasculharam o terreno do Instituto no território do Potengi.

Em Natal, o reitor do IFRN, professor Belchior de Oliveira Rocha, participou de ação na Escola Estadual Peregrino Júnior, que, nesta manhã, reuniu autoridades com objetivo de mostrar a importância da sala de aula nas ações de orientação e conscientização. O evento contou ainda com a presença da Senadora Fátima Bezerra, do Secretário de Saúde do Estado do RN, Dr. José Ricardo Lagreca, do Diretor Geral da Maternidade Escola Januário Cicco, Dr. Kleber de Melo Morais, além da Diretora da Escola Estadual Peregrino Júnior, profa. Edneide Vasconcelos.

Todas as ações realizadas nesta sexta (19) são relacionadas ao Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika Virus. A iniciativa integra os esforços do governo federal na promoção de ações de orientação à população para o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus zika.

extensao
pesquisa