Campanha para os atingidos pela chuva em Natal continua recebendo donativos

Doações podem ser feitas na Escola Santos Reis. Mais de 100 famílias foram atingidas pelas fortes chuvas.

Publicada em 19/06/2014 Atualizada há 12 meses

Voluntários trabalham na arrecadação das doações. Imagens: fan page da Prefeitura do Natal

A campanha de arrecadação de donativos para os atingidos pelas fortes chuvas que caem sobre a capital potiguar, principalmente as que ocorreram nos dias 15 e 16 de junho, continua. No momento, as doações podem ser feitas na Escola Municipal de Santos Reis, localizada no bairro Santos Reis, Zona Leste de Natal. Estão sendo arrecadados mantimentos, roupas e agasalhos, fraudas descartáveis, produtos de higiene, além de sacolas plásticas para a separação e entrega dos materiais doados.

Com início na sexta-feira (13), foram mais de 50 horas contínuas de chuvas em Natal, o que provocou deslizamento de encosta, erosão e transbordamento de lagoas. Até a segunda-feira (16), a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas), contabilizava 100 famílias atingidas com as chuvas no bairro de Mãe Luiza, Zona Leste de Natal, muitas delas desabrigadas. Em outros pontos da capital potiguar, como Lagoa do Preá, Novo Horizonte, Comunidade do Jacó e São Conrado, a equipe da Semtas cadastrou mais 30 famílias atingidas com as chuvas. Ainda na segunda (16), foi publicado no Diário Oficial da União decreto de calamidade pública por 180 dias.

As famílias atingidas pelas chuvas estão sendo cadastradas pela Semtas, responsável pela distribuição dos donativos e assistência aos desabrigados. Outras ações emergenciais estão sendo adotadas para minimizar os transtornos, como presença de geólogos do Serviço Geológico do Brasil, ligado ao Ministério das Minas e Energia, para auxiliar na solução do processo de recuperação da área degradada. Além disso,  equipes de quatro secretarias municipais e a Defesa Civil atuam na assistência à comunidade, como também as ações de ONGs, igrejas e cidadãos que se juntaram a fim de recolher doações e levar aos pontos de arrecadação, no momento, a Escola Santos Reis.

Diante da situação, o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, destaca a necessidade de toda a comunidade acadêmica do Instituto juntar forças às ações de solidariedade. "Nesse momento precisamos fazer o que estiver ao nosso alcance, enquanto estudantes, servidores e cidadãos, para diminuir os prejuízos das famílias atingidas".

A Escola Municipal Santos Reis fica localizada à Rua Décio Fonseca, S/N, Santos Reis, Natal-RN.

Para mais informações sobre a arrecadação e distribuição de donativos, é necessário entrar em contato com a Semtas, telefone (84) 3232-9241 / 6389.