Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

enem

Brasil e EUA discutem exames e possível intercâmbio estudantil

O Reitor Belchior Rocha participou como representante do CONIF no Comitê de Governança do ENEM

Publicada em 23/08/2012 Atualizada há 1 ano

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), discute com representantes do College Board dos Estados Unidos as oportunidades de intercâmbio de estudantes entre os dois países. Entre outras atividades, o College Board realiza o Scholastic Assessment Test (Sat), exame que avalia competências para o ingresso na vida acadêmica. Assim como o Enem, um dos objetivos do SAT é oferecer as mesmas oportunidades de acesso a alunos de todas as origens.

Tendo como tema o acesso ao ensino superior no Brasil e nos Estados Unidos – o Enem e o Sat – o encontro busca intercâmbio de experiências e de práticas. O College Board é uma associação criada em 1900 e integrada por 6 mil instituições americanas com o objetivo de ampliar o processo de admissão de estudantes ao ensino superior. 

O contato entre o Inep e o College Board começou em abril de 2012, quando o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, se reuniu, em Washington, com representantes da entidade norte-americana, durante o seminário Brazil-US Partnership for the 21st Century (Parceria Brasil-EUA para o Século 21), promovido pela câmara de comércio americana, como parte da agenda da presidenta Dilma Rousseff no país.

Realizado em mais de 170 países e aceito por praticamente todas as universidades norte-americanas, o SAT ajuda estudantes de todo o mundo em seu sonho de estudar no exterior. O SAT é feito de questões de múltipla escolha – leitura crítica e matemática – e uma redação. Cada seção tem uma escala de pontuação de 200 a 800. O exame foi aplicado pela primeira vez em 1926; hoje, o teste tem sete edições ao ano.

A diretora executiva do College Board, Judith Hegedus, está em Brasília acompanhada do diretor do SAT, Steve Kotten, e da diretora internacional Julie Linn. Também estão presentes ao evento os presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Ricardo Motta; da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Carlos Maneschy; Belchior de Oliveira Rocha, reitor do IFRN, como representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Gabriel Mário Rodrigues; o vice-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), Marcelo Ferreira Lourenço, e o representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Carlos Alberto P. da Silva. 


Fonte: Portal do MEC

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas