Campus Natal-Central

Bibliotecários participam de curso sobre catalogação de dados informacionais

Curso foi ministrado por Zaira Regina Zafalon e Ana Maria da Costa Cruz, referências nacionais na área

Publicada em 05/09/2016 Atualizada há 1 ano

Bibliotecários que receberam a capacitação

O Campus Natal-Central do IFRN sediou, no período de 29 de agosto a 2 de setembro, a Capacitação em Catalogação AACR2r para os bibliotecários do Instituto, que contou com a participação do pró-reitor de Ensino, Agamenon Tavares O objetivo do curso foi capacitar para tratamento e consistência dos dados informacionais, com a finalidade de alinhar e padronizar os processos técnicos dos materiais encontrados nas bibliotecas.

A capacitação foi ministrada por Zaira Regina Zafalon e Ana Maria da Costa Cruz, referências na área. Zaira é professora da Universidade de São Carlos (UFSCAR), doutora em ciência da informação e estudiosa de representação descritiva da informação. Já a professora Ana Maria é tradutora do código AACR2 no Brasil e escritora de renome no contexto nacional.

De acordo com Tatiana Dutra, coordenador da Biblioteca Central do Campus Natal-Central, o curso foi pensado inicialmente para ser aplicado aos bibliotecários do Campus. "Com o apoio do diretor geral, Arnóbio Araújo, conseguimos ampliar a capacitação para 27 colegas do Sistema de Bibliotecas do IFRN. Só temos a agradecer a ele e a todos os que contribuíram. A efetividade desta capacitação vem preencher lacunas existentes nos processos técnicos das bibliotecas e com isso consolidar o fazer coletivo", explicou.

Os 3 dias de curso vão se consolidar em um documento institucional contendo as sugestões para o aprimoramento da análise de dados pelos bibliotecários do Instituto. O pró-reitor de Ensino, Agamenon Tavares, apresentou a servidora Anyelle da Silva Palhares como a bibliotecária que assumirá o Sistema de Bibliotecas, que está sendo implantado.

Sobre catalogação

Catalogar é uma tarefa que requer técnica especializada, que tem por característica a objetividade em individualizar os materiais, tornando-os únicos entre os demais, além de possibilitar o agrupamento dos itens do acervo considerando suas semelhanças. Possibilita alternativas de escolha temática aos usuários, tendo em vista que a descrição dos materiais é mais uma forma de acesso e localização do item informacional no acervo.