Pesquisa
Avaliação da proposta de curso: IFRN e Setec avançam em implementação do mestrado em docência na Rede Federal
Iniciativa tem como objetivo promover a formação para a docência na educação profissional e tecnológica
Publicada por Cecilia Melo em 19/09/2025 ― Atualizada em 19 de Setembro de 2025 às 13:46
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu, nestas quinta (17/9) e sexta-feira (18/9), uma visita da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) para tratar das atualizações da implementação do mestrado no Programa de Pós-Graduação Profissional em Docência para a Educação Profissional (ProfDocencia-EPT).
No primeiro momento, houve uma reunião com o Colégio Gestor da Reitoria, onde foi apresentada a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), que é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. Esta avaliação foi aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em junho deste ano, e a partir disso, a comissão do Mestrado tem se reunido para dar andamento aos próximos passos.

O ProfDocência-EPT integra as ações do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (Proeb-Capes), que visa à formação continuada de professores da rede pública de educação básica, com foco na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
A Coordenadora da Comissão Técnica do ProfDocência-EPT, Simone Medeiros, ressaltou os avanços que esse mestrado pode proporcionar, além das especializações que já existem: “Nós estamos construindo redes de formação, pesquisa e difusão de conhecimento. Nós não podemos perder isso de vista e é muito importante que essas ideias e histórico não se percam. Eu acho que nós estamos fazendo aqui na EPT, algo para além da oferta de cursos, que é a formação dos profissionais numa perspectiva orgânica”, disse.

Próximos passos
A programação continuou no Campus Natal-Zona Leste, onde ocorreu uma reunião com os gestores das instituições, visita à Diretoria de Tecnologias Educacionais e EAD do IFRN e apresentação dos encaminhamentos. Além do IFRN, integram a proposta os Institutos Federais de Brasília (IFB), do Amazonas (Ifam), do Espírito Santo (Ifes) e Sul-rio-grandense (IFSul), abrangendo as regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil.
