Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Gabinete

Autoridades do legislativo potiguar realizam visita à Reitoria

Construção de novas unidades e autonomia de campi avançados são propostos

Publicada em 16/10/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Na manhã desta segunda-feira (16) o Reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, recebeu a visita de autoridades do poder legislativo do Rio Grande do Norte. A reunião aconteceu no Gabinete da Reitoria e contou com a presença do Deputado Estadual Nelter Queiroz, do Presidente da Câmara dos Vereadores de Parelhas, Humberto Gondim, além da vereadora Paula de Saint Clair, do município de Jucurutu. 

No primeiro momento os parlamentares se colocaram à disposição em busca da transformação das unidades de Lajes e Parelhas, atualmente vinculados à Reitoria, em campi autônomos. Essa medida trará benefícios como a expansão da oferta de cursos, bolsas, contratação de servidores efetivos e terceirizados, além do aumento no quantitativo de recursos para investimentos que, consequentemente, beneficiam o desenvolvimento da região onde os municípios estão inseridos.

O Deputado Nelter Queiroz falou da importância de contemplar Jucurutu numa próxima fase de expansão do Instituto. A cidade é a segunda maior da microrregião do Vale do Açu e, de acordo com o Deputado, a construção de um campus beneficiará não nó o município, como também vários outros que se encontram na vizinhança. 

O Reitor do IFRN explicou que já existe um estudo que foi entregue ao MEC ainda durante a gestão do Prof. Belchior Rocha, que trata da execução de um conjunto de ações que visam expandir e melhorar a Instituição e que essa nova expansão também incluí a construção de um campus em Jucurutu, o que seria extremamente positivo para fomentar o desenvolvimento da microrregião do Vale do Açu por meio do investimento na Educação.

Por outro lado, ponderou que tanto a construção de novas unidades, como a transformação dos campi avançados já existentes em campi autônomos dependem de decisões políticas em esferas superiores e que por isso é necessário haver mobilização de forças e articulação de lideranças do estado. Por fim, os parlamentares se comprometeram a buscar esse apoio junto a bancadas estaduais e federais para o atendimento das propostas.