Dinter
Aula inaugural movimenta Campus Natal-Central
O palestrante convidado foi o físico Luís Pinguelli Rosa
Publicada em 13/06/2015 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
O miniauditório do Campus Natal-Central foi pequeno para o número de pessoas que foram assistir, ontem (12), à palestra do físico Luís Pinguelli Rosa, na aula inaugural do semestre 2015.1 do Curso de Doutorado Interinstitucional em Planejamento Energético e Ambiental. O curso é oferecido pela COPPE-UFRJ, com recursos orçamentários do próprio IFRN. O tema da palestra foi: “Crise Hídrica, Geração de Energia e Mudanças Climáticas".
Além dos 15 alunos (12 professores e três técnicos administrativos do IFRN), professores e alunos de outros cursos do Instituto compareceram à palestra, assim como representantes de empresas e instituições parceiras, dentre elas, a Fundação de Apoio ao IFRN, a Petrobras, o Conselho Regional de Engenharia e a Fundação de Amparo à Pesquisa, entre outros.
O diretor-geral do Campus São Paulo do Potengi, Ednaldo Pereira, trouxe para o evento toda a turma do 2º ano do curso técnico integrado em Meio Ambiente. "Não poderia deixar escapar essa oportunidade para os nossos alunos, que é de poder ouvir e tirar dúvidas com um dos maiores especialistas em energia do Brasil", disse o professor.
Luiz Pinguelli Rosa é carioca, tem 73 anos e está no quarto mandato como diretor da COPPE-UFRJ, instituição da universidade fluminense que mantém um dos mais importantes programas de pós-graduação em Engenharia do País. O professor é também membro da Academia Brasileira de Ciências, secretário-geral do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, ex-presidente da Eletrobrás e da Associação Latino-Americana de Planejamento Energético, além de autor de vários livros na área de energia e clima.
O diretor-geral do Campus Natal-Central, José Arnóbio de Araújo Filho deu as boas vindas ao palestrante e aos participantes do evento. Em seguida, o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, fez um breve discurso ressaltando a importância dos cursos de mestrado e doutorado interinstitucionais para a capacitação dos professores e técnicos administrativos do Instituto. "Programas como esse Dinter impactam não só a comunidade acadêmica, mas a sociedade de uma maneira geral, uma vez que os trabalhos gerados contribuem para a resolução de problemas que ainda precisam ser enfrentados pelo Estado e pelo Brasil. Por isso, desejo que os nossos alunos aproveitem essa oportunidade e tenham muito sucesso no curso", disse.
Durante aproximadamente uma hora, o professor Pinguelli fez uma exposição sobre sobre as vantagens e desvantagens da cada fonte de energia, além o peso que elas têm na matriz energética brasileira. Depois da apresentação, respondeu às perguntas da plateia. Otimista com relação ao futuro do País, apesar dos problemas conjunturais provocados pelas crise econômica pela qual o País passa e as denúncias de corrupção na maior empresa energética brasileira - a Petrobras -, o professor Pinguelli disse ter ficado muito bem impressionado com "a energia positiva" dos alunos e servidores da Instituição. "Nesses tempos de tanto pessimismo, é sempre muito bom falar para uma plateia tão motivada e com tantos jovens", concluiu.
- Palavras-chave:
- ensino pesquisa servidores