Capacitação
Auditores são treinados para registrar processos de correição
Processos agora passam a ser geridos pelos Câmpus
Publicada em 18/06/2013 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
A Auditoria Geral do IFRN está realizando desde ontem (17) um curso de capacitação para os Auditores Internos. O evento, que acontece durante toda a semana na Reitoria, tem objetivo de promover a familiarização com o Sistema de Gestão de Processos Disciplinares (CGU/PAD) e a orientação acerca da legislação pertinente a esses processos (Título V da Lei nº 8112/1990).
De acordo com Zeneide Peixoto, chefe da Auditoria Geral, os Processos Administrativos Disciplinares (PADs) e Sindicâncias, que até então eram registrados na Auditoria Geral na Reitoria, passam a ser de responsabilidade dos Câmpus. “O que está havendo é uma descentralização. Um evento como este é fundamental para aprimorarmos o controle sobre os processos para que não haja o descumprimento das normas”, afirma. Ainda, segundo ela, está sendo criado um manual interno para orientar as comissões de processos.
Durante a capacitação, os Auditores Internos foram apresentados ao manual que reúne todas as informações desde a fase de abertura dos processos, com o guia de preenchimento das telas, até o acompanhamento. Ao todo, participaram 10 Auditores, dos câmpus Natal-Central, Santa Cruz, Ipanguaçu, Currais Novos, Macau, Caicó, Pau dos Ferros, Apodi, São Gonçalo do Amarante e João Câmara.
Entre os servidores capacitados está a auditora Walkyria Teixeira. Segundo ela, tendo em vista que o registro e acompanhamento das sindicâncias e PADs agora vão ficar sob a responsabilidade dos câmpus, este treinamento serve para que os auditores possam dar suporte às comissões durante o cadastro. “A capacitação está sendo muito proveitosa, pois até então a gente não fazia esse tipo de atividade e esta é uma oportunidade para disseminar mais um instrumento de controle”, conclui.
O Sistema de Gestão de Processos Disciplinares (CGU-PAD) é um software que visa armazenar e disponibilizar, de forma rápida e segura, as informações sobre os procedimentos disciplinares instaurados no âmbito dos órgãos, entidades, empresas públicas e sociedades de economia mista do Poder Executivo Federal.
O CGU-PAD constitui importante ferramenta na gestão dos procedimentos disciplinares, propiciando:
a) uma maior articulação dos órgãos;
b) o aperfeiçoamento do controle dos processos;
c) o desenvolvimento de indicadores para estabelecimento e monitoramento de políticas de prevenção e repressão à corrupção;
d) a identificação de pontos críticos e construção de mapas de risco;
e) o aprofundamento da análise das causas das situações mais graves.
- Palavras-chave:
- servidores