ppgep
Atividades de internacionalização marcam fim de ano na pós-graduação
Em parceria com a UFRN, Jornada Latino-Americana de Educação Profissional aconteceu nos dias 4 e 5 de dezembro
Publicada em 10/12/2019 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:49

Organizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) e em Educação (PPGEd), o IFRN promoveu, nos dias 4 e 5 de dezembro, a Jornada Latino-Americana de Educação Profissional. O evento teve como objetivo iniciar a construção de uma rede de pesquisadores latino-americanos cujas pesquisas localizam-se no campo da Educação Profissional.
A programação contou com webconferências ministradas pelos professores Raúl Velis (Universidad Católica de El Salvador/El Salvador) e Marcelo Camacho (Universidad Tecnológica del Uruguay/Uruguay), conferência com a professora Alcira Beatriz Bonilla (Universidad de Buenos Aires/Argentina) e Seminários de Pesquisa dos dois programas de pós-graduação envolvidos - ocasião na qual mestrandos e doutorandos apresentaram as pesquisas em andamento.
Construção de acordo de cooperação com a Universidad de Buenos Aires (UBA)
A professora Alcira Beatriz Bonilla esteve no IFRN, entre os dias 2 e 8 de dezembro, como parte das ações de internacionalização da Instituição, garantidas pelo apoio financeiro da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi). Com o propósito de construir um acordo de cooperação internacional, o encontro apresentou propostas como a execução de um projeto de pesquisa binacional em Educação Profissional; intercâmbio de professores para pós-doutorado e para atividades de ensino na pós-graduação; co-orientações de mestrado e doutorado entre ambas as instituições; apoio da Universidad de Buenos Aires (UBA) para constituição do Comitê de Ética em Pesquisa do IFRN e um dossiê a ser publicado na Revista Holos.
Na terça-feira (3), a professora participou de reunião com a coordenação e professores dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) e em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), bem como com representantes da Licenciatura em Letras-Espanhol, membros de núcleos institucionais (Nuarte) e grupos de pesquisa (Caso). Já na quarta (4), sob a organização das professoras Andréa Gabriel e Raquel Serrão, foi realizada a conferência “Pensamiento e palabra nómades, en la obra de María Zambrano, Juan Gelman y Fernando Aínsa” para os alunos da licenciatura em Letras-Espanhol.
Além de participar da Jornada, na quinta (5) e na sexta-feira (6), a professora também marcou presença na conferência de encerramento, intitulada "Las ciudadanías interculturales emergentes en el horizonte de la educación profesional", onde reuniu-se com o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Márcio de Azevedo, e com o responsável pelo setor de Relações Internacionais (Aseri) do IFRN, professor Marcelo Camilo, a fim de proceder aos aspectos formais do acordo.