Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Artigo publicado na Revista Holos é referência no Portal da OMS
Organização Mundial de Saúde

Artigo publicado na Revista Holos é referência no Portal da OMS

08/12/2020 - Artigo publicado na revista do IFRN compõe o COVID-19 - Global literature on coronavirus disease, da Organização Mundial de Saúde

Artigo publicado na Revista Holos é referência no Portal da OMS

Texto integra base de dados da Organização Mundial de Saúde sobre a Covid-19

Marcus Vinicius Dantas de Assunção, Marlene Medeiros, Lycia Nascimento Rabelo Moreira, Izabelle Virgínia Lopes Paiva, Diego Cristóvão Alves de Souza Paes. Esses são os nomes de servidoras e servidores que escreveram o artigo  "Resilience of the brazilian supply chains due to the impacts of Covid-19”. Publicado na Revista Holos, publicação científica do IFRN, o texto compõe o Covid-19 — Global literature on coronavirus disease, base de dados internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"O artigo aborda os desafios impostos aos mercados globais para minimizar as perdas nas cadeias de suprimentos curtas e longas, tendo como objetivo identificar os impactos criados pela pandemia da Covid-19 nessas cadeias no Brasil. Os dados utilizados para a análise foram consultados nos sites de órgãos e agências de supervisão no país e no exterior. Adotando uma abordagem qualitativa, a consulta à literatura sobre cadeias de suprimentos curtas e longas foi determinante para compreender os impactos da pandemia na área em nosso país, bem como a resiliência adotada no decorrer do surto do novo coronavírus", explicou Marcus Assunção, um dos autores do artigo.  

Logística 

Em uma tradução livre, o estudo traz como título “Resiliência das cadeias de suprimento brasileira com impactos da Covid-19”. Nele, as pesquisadores e pesquisadores examinam a resiliência das cadeias de suprimentos brasileiras ao apontar os impactos sobre elas durante a pandemia de Covid-19 e as alternativas para continuar operando. O texto constata que a resiliência da cadeia de suprimentos curta desempenha um papel fundamental no suprimento de alimentos brasileiro. O estudo restringe-se ao contexto do Brasil e suas particularidades e aponta que são necessários mais estudos para explorar os impactos econômicos e operacionais em diferentes setores da economia no período pós-pandemia.

Para Marcos, "A logística tem um papel fundamental na gestão das operações que envolvem as cadeias de suprimentos globais e locais, apresentando soluções ótimas às disrupções causadas pela pandemia da Covid-19. Trabalhos que tratam das mudanças na logística das empresas, durante o período da pandemia do novo coronavírus, auxiliam as organizações a desenvolverem novos métodos capazes de redimensionar a otimização de seus processos". disse o professor, que dá aulas a estudantes do Curso Técnico Integrado em Logística no Campus São Gonçalo do Amarante.

"Publicitar a produção do conhecimento sempre foi o compromisso da Equipe Editorial da Revista Holos sob minha coordenação. No contexto pandêmico, o periódico passou a receber um número significativo de manuscritos. Optamos por dar espaço também à produção sobre a Covid-19 enquanto forma de contribuir com a divulgação das pesquisas sobre a doença em diversos campos do conhecimento. Ter um artigo publicado no site da OMS é um reconhecimento ao trabalho dos pesquisadores e de nossa equipe editorial", assinalou a professora Francinaide de Lima Silva Nascimento, editora-chefe da Revista Holos.

Acesse

Artigo publicado -  Organização Mundial de Saúde

Artigo publicado - Revistas Holos

Ações do documento

Página em carregamento