Campus Natal-Central

Arquivo Geral realiza Exposição Virtual

"Edifício histórico da Rio Branco", sede do Campus Natal-Cidade Alta, é tema da Mostra

Publicada em 16/06/2020 Atualizada há 1 ano

Imagens do prédio estão organizadas por recortes temporais

A exposição virtual “Edifício histórico da Rio Branco: a construção de um patrimônio (1914-2009)” está disponível para visitação na página do Arquivo Geral do Campus Natal Central no Flickr. O evento integrou a participação do Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN na 4ª Semana Nacional de Arquivos, realizada entre os dias 8 a 14 de junho de 2020. A semana, organizada virtualmente pelo Arquivo Nacional, reuniu cerca de 170 instituições arquivísticas do país, com mais de 400 atividades virtuais.

A exposição do Arquivo "visa mostrar como o prédio da Avenida Rio Branco e sua representação como antiga sede do IFRN adquiriu o sentido de patrimônio pela mobilização da comunidade escolar no período que antecedeu o centenário da Instituição", disse a historiadora Arilene Lucena de Medeiros, servidora do Cnat.

As imagens do Edifício histórico da Rio Branco estão organizadas em três álbuns, que representam diferentes recortes temporais:

1) “A Velha Escola: patrimônio afetivo” (1914 a 1967) mostra os usos do prédio e as práticas educativas nele desenvolvidas no período em que abrigou a Escola de Aprendizes Artífices, o Liceu Industrial e Escola Industrial de Natal.

2) “Unidade de ensino ou Liceu das Artes: patrimônio em disputa (2002-2007) ” aborda desde as iniciativas de sensibilização da comunidade escolar para o centenário do IFRN à mobilização social pela retomada do prédio da antiga sede, em posse da UFRN, embora utilizada por diversos artistas potiguares reunidos em torno da República das Artes.

3) “Campus Cidade Alta: patrimônio conquistado” (2008-2009) apresenta o trabalho de restauração do edifício pelo Cefet-RN, após a reintegração de posse, até sua inauguração, por ocasião do centenário do IFRN.

Memória

Segundo Arilene Medeiros, a grande lacuna temporal na exposição corresponde ao período em que o prédio da Rio Branco estava sob a posse da UFRN. Cedido pelo Governo Federal, em 1967, para o antigo Instituto Nacional do Livro, o prédio foi repassado à Universidade, que instalou no local a TV Universitária.

“O edifício também foi sede da Cooperativa de Produção Artesanal do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária (CRUTAC); da Seção Natal da Força Expedicionária Brasileira (FEB); e da Associação dos Funcionários da Universidade (Afurn), entre outros órgãos. No final dos anos 90, já sem uso pela UFRN, foi tombado pela Fundação José Augusto como patrimônio do Estado, e passou a ser utilizado, informalmente, apesar do seu avançado estágio de deterioração, por diversos grupos teatrais da cidade e artesãos, que se utilizavam do espaço para ensaios e venda de produtos, como cordéis e artesanato”, disse Arilene, responsável pela curadoria da Mostra de imagens.

Arquivo Geral do Campus Natal-Central do IFRN - arquivo.cnat@ifrn.edu.br

Páginas de divulgação