Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reditec 2023

Após Reditec, diretores da Rede Federal visitam campi do IFRN

Programação ocorreu nos campi Canguaretama e Natal-Central

Publicada por Luciano Silva em 13/11/2023 Atualizada há 1 ano

As reitoras e os reitores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica realizaram, na última sexta-feira (10), visitas técnicas aos campi Canguaretama e Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A ação finaliza a agenda de atividades da 47ª Reunião Anual de Dirigentes de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

Ao chegarem no Campus Natal-Central, os dirigentes foram recebidos pela diretora de Extensão e diretor-geral em exercício da unidade, professora Brenda Camilli. A programação teve início na Sala de Música, onde houve uma apresentação musical, protagonizada pelo professor Valdier Ribeiro e por estudantes.

Rede Federal no Cnat

Posteriormente, os visitantes conheceram o Laboratório Maker da unidade. Por fim, o professor diretor de Pesquisa e Inovação do Campus, professor Handson Pimenta, apresentou o Sistema de Inovação Tecnológica e a Incubadora Tecnológica Natal-Central aos dirigentes da Rede Federal.

Após, as reitoras e reitores seguiram para a unidade do IFRN no Litoral Sul do estado. “Não escolhemos fazer a visita técnica neste Campus por acaso. Eu quero agradecer a todos os dirigentes que estão aqui. A ideia é fazer com que o conhecimento obtido, aqui, possa ser compartilhado com a Rede. Eu quero agradecer, também, o trabalho que é feito no Campus Canguaretama, especialmente, com as comunidades quilombolas e indígenas, que são, historicamente, os verdadeiros donos dessa terra”, disse o reitor do IFRN, professor José Arnóbio.

No Campus Canguaretama, os dirigentes foram recebidos pelo diretor-geral da unidade, professor Flávio Ferreira. “Nós nos sentimos muito felizes e honrados, por estar, dentro desse todo, que é a Reditec, tendo uma programação sendo realizada aqui, no Campus. Então, para a gente, é muito bom recebê-los e apresentar um pouco do nosso trabalho, da nossa história, do nosso fazer”, disse o professor.

Em seguida, os visitantes partiram para o mezanino da Biblioteca Clara Camarão, onde conheceram a exposição “IFRN Campus Canguaretama: uma década de transformação”. O momento foi guiado pelo professor Nilton Xavier, que assina a curadoria da exposição, juntamente com o professor Flávio Ferreira. Quem também esteve presente foi o cacique potiguara Luiz Katu, que falou sobre a importância do IFRN para a população indígena.

Rede Federal em Canguaretama

A programação seguiu pela Sala do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) - Observatório da Diversidade e pelo Fab-Lab PotiMaker do Campus, onde foi apresentado o Projeto Informatização Social. A reitora do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, revela ter sido impactada pela exposição, projetos e relatos. “Eu pude ver a missão de Instituto, que faz parte da Rede Federal, ser concretizada em ações. Essa questão de trabalhar com vários eixos e, principalmente, de valorizar os povos dos arredores é muito importante para a identidade e para a formação de todas as pessoas que escolheram estar dentro deste Campus. Eu quero parabenizar a toda a gestão, a todos servidores e a todos os estudantes”.

No final da manhã, os dirigentes foram acolhidos pelas comunidades interna e externa da instituição, com a presença de estudantes e servidores e das Feirinhas de Artesanato Potiguara e de Agricultura Familiar do assentamento José Martí, do IFSol. “Estar com a Extensão neste último momento da Reditec é muito significativo, porque o papel social da nossa instituição está galgado no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. E é através da Extensão que nós devolvemos à sociedade aquilo que ela nos proporciona. É isso o que significa ‘Rede’, é isso que ignifica ‘conexões’ e ‘transformações’ para todos os sujeitos envolvidos, principalmente, para a comunidade interna e para a externa, que é atendida, diretamente, pelo Campus”, declarou a coordenadora do IFSol do Campus e professora Viviane Costa, responsável pela atividade.

Como destino final, os dirigentes foram à comunidade indígena Catu, onde almoçaram em um restaurante às margens do rio que dá nome à comunidade. O momento foi dedicado à interação com a cultura potiguara.

Palavras-chave:
Reditec 2023

Notícias relacionadas