Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MEC

MEC avalia cursos do IFRN com "perfil muito bom de qualidade"

Cursos superiores de Licenciatura em Física do Campus Santa Cruz e de Química do Campus Currais Novos obtiveram conceito 4

Publicada em 14/11/2018 Atualizada há 1 ano

Os cursos obtiveram conceito 4 em uma escala que vai de 1 a 5

O Diário Oficial da União (DOU) tornou público, nesta segunda-feira (12), o reconhecimento oficial dos cursos superiores de Licenciatura em Física do Campus Santa Cruz e de Química do Campus Currais Novos, ofertados pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Na avaliação do Ministério da Educação (MEC) - realizada a cada três anos -, os cursos obtiveram conceito 4 em uma escala que vai de 1 a 5.

Em uma visita aos Campi, realizada pelo MEC em maio deste ano, o Ministério avaliou o curso de Física a partir de submissão de documentos para a comissão avaliadora, reuniões com membros da gestão, coordenador do curso, docentes e discentes, e visita às instalações físicas. As notas foram de 4,75 para a organização didático-pedagógica; 4,55 para o corpo docente e tutorial; e 3,80 para infraestrutura.. Já o curso de Química obteve notas de 4,15 para organização didático-pedagógica; 4,42 para corpo docente e tutorial; e 4,09 para infraestrutura. As avaliações também foram realizadas a partir de análise de documentos fornecidos pelo curso.

A diretora de Avaliação e Regulação de Ensino (Diaren), professora Tarcimária Gomes, afirmou que a portaria de reconhecimento destas duas Licenciaturas pelo MEC concede ao IFRN um momento de culminância e excelência. “Esta oficialização demonstra a aptidão do IFRN em continuar ofertando cursos qualificados, com profissionais titulados e estruturas capacitadas para receber o aluno”, ressalta. 

Os cursos

Antes da formação do curso de Licenciatura em Física em Santa Cruz, via-se uma necessidade na região da mesorregião de professores de física com formação superior para ensino na educação básica pública. O curso é oferecido no turno noturno e em modalidade presencial e começou a ser ofertado no ano de 2009. Já o curso de Licenciatura em Química em Currais Novos começou em 2008. A primeira turma se formou em 2013 e até então 60 alunos já foram formados, entre os professores, sete estão em regime de trabalho exclusivo, sendo seis deles doutores e um mestre. 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas