Pesquisa
Apodi: Estudante tem projeto finalista na Febrace 2025
Pesquisa propõe bioproduto sustentável com potencial adsorvente e energético
Publicada por Renan Gabriel em 16/01/2025 ― Atualizada há 3 dias, 2 horas
O Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) se destaca na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2025 com o projeto "BIOCARTEX: um bioproduto oriundo do resíduo da carnaúba com potencial adsorvente e energético". Desenvolvido pelo estudante Emanuel Soares Maia, sob a orientação de Tassio Lessa do Nascimento e coorientação de Luciana Medeiros Bertini, o trabalho propõe soluções sustentáveis a partir de resíduos da carnaúba.
A Febrace é uma das principais feiras científicas do Brasil, reunindo projetos de estudantes de todo o país, sendo a sua final realizada na Universidade de São Paulo (USP), de 24 a 28 de março de 2025. Sobre a experiência, Emanuel destacou: “É muito gratificante poder atuar em um projeto como esse e levá-lo para a Febrace, porque temos a possibilidade de dar visibilidade a questões tão importantes, como a valorização dos recursos da nossa fauna e o auxílio à diversificação das fontes de renda do homem do campo.”
Além disso, o professor Tassio Lessa reforçou a importância da participação na feira: "Institucionalmente, é um feito importante, pois coloca o nome do IFRN em um evento de abrangência nacional e de reconhecimento internacional. O Campus Apodi está participando pelo segundo ano consecutivo da Febrace. O nosso grupo de pesquisa, o GEQBIO (Grupo de Ensino de Química e Bioprodutos), comemorou muito esse feito, pois isso sinaliza que o que estamos desenvolvendo e estudando está no caminho certo."
A pesquisa utiliza materiais descartados da carnaúba para desenvolver um bioproduto com aplicação na adsorção de poluentes e geração de energia. Além de promover o aproveitamento de resíduos, o projeto reforça a importância da inovação científica na busca por alternativas sustentáveis.