Natal-Cidade Alta

"Brinquedoteca: vivenciando o lúdico no IFRN": projeto recebe prêmio em evento nacional

Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer ocorreu entre 10 e 12 de novembro, no IFCE

Publicada em 22/11/2022 Atualizada há 1 ano

Os pesquisadores compareceram no Campus Fortaleza do IFCE para receber o prêmio e apresentar a pesquisa

As brinquedotecas estão inseridas em espaços como escolas, centros comunitários, creches, hospitais, universidades, clínicas psicológicas, dentre outros espaços, contudo é a filosofia da instituição e o público alvo que determinarão seus objetivos. Foi com essas palavras que o estudo “Brinquedoteca: vivenciando o lúdico no IFRN Campus Natal-Cidade Alta (Unidade Rocas)” deu início ao projeto de atividades e brincadeiras lúdicas que recebeu o prêmio de melhor trabalho em Lazer e Ludicidade no 5º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer (CBEL).

O Estudo

O estudo trata sobre o espaço brinquedoteca, tendo como objetivo resgatar o lúdico através de jogos, brinquedos e brincadeiras, possibilitando uma relação harmônica entre o brincar e o aprender para o desenvolvimento da autonomia das crianças visitantes da brinquedoteca. O projeto promove ações para a comunidade participar de forma presencial e virtual, o mais recente deles, a V Semana do Brincar marcou a primeira edição presencial do evento pós pandemia, trazendo a temática “O encantado universo das aventuras brincantes”.

“Conclui-se, a importância do projeto em ambientes de lazer através das atividades lúdicas, com Integração, momentos de reflexão e troca de experiências. Além da  “Aprendizagem dos alunos como futuros gestores em Esporte e Lazer, promovendo o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão”, conclui a pesquisa.

Atuação do IFRN

Os estudantes do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN, João Paulo Targino, Brenna Bessa e Vitória Alves são do curso de gestão desportiva e de lazer e estão envolvidos no projeto da brinquedoteca que está sob a coordenação da professora Kadydja Chagas. A iniciativa planeja e desenvolve os três pilares norteadores, ensino, pesquisa e extensão na brinquedoteca, atendendo escolas e comunidades da população de Natal. No CBEL, os pesquisadores compareceram no Campus Fortaleza do IFCE para apresentar a pesquisa, as atividades de extensão e os conhecimentos técnicos relacionados ao ensino para desenvolvimento do lúdico.

CBEL

Buscando promover reflexões e produzir conhecimentos sobre o lazer, desde 2000, inicialmente sob organização de um grupo de pesquisadores vinculados ao departamento de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, o Seminário “O Lazer em Debate”, organizado anualmente, é o principal evento acadêmico e científico do país que tem o lazer como objeto de estudo, reunindo pesquisadores das diversas áreas de conhecimento.

A 5ª edição do Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer teve como proposta o diálogo sobre os “Desafios contemporâneos do lazer: contribuições e perspectivas a partir da Gestão” e tem como organizadores o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com a ANPEL. A edição teve como principais ações desenvolvidas oficinas temáticas, conferências, palestras, grupos de trabalhos, apresentações artísticas e culturais e entrega de homenagens. Compareceram ao evento profissionais a nível nacional e internacional do meio acadêmico, e convidados profissionais atuantes no mercado do lazer brasileiro.

extensao
pesquisa