Pronatec

Alunos do Pronatec recebem certificados de conclusão de curso

A cerimônia aconteceu na noite desta quarta-feira (22)

Publicada em 23/01/2014 Atualizada há 1 ano

Cerimônia de entrega dos certificados aos concluintes

A Coordenação Adjunta do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do Campus João Câmara realizou, nessa última quarta-feira (22), a cerimônia de entrega dos certificados dos alunos concluintes dos Cursos de Operador de Computador, Espanhol Básico, Cuidador de Idosos e Vendedor referente ao 2º ciclo 2013.

Na oportunidade, a mesa de entrega de certificados foi composta pela Srª Pollyanna Araújo, Coordenadora-adjunta do Pronatec João Câmara; o Sr. Carlos André de Oliveira,  Coordenador-adjunto do Comitê Gestor do Pronatec; o Sr. Josafá Araújo, Vice-prefeito do Município de João Câmara; o Sr. Renier Dantas Cavalcanti, Diretor Geral em Exercício do Campus João Câmara, sendo presidida pela Pró-Reitora de Extensão, a Srª Régia Lúcia Lopes. Destaque-se que dos 145 alunos ingressantes nos cursos de formação inicial e continuada no 2º ciclo de 2013, 128 discentes lograram êxito.

É de se destacar que o objetivo do programa consiste em expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio e cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Dentre as iniciativas do Pronatec, pode-se destacar a Bolsa-Formação Trabalhador, cujo objetivo é promover a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração mínima de 160 horas.

Em seu aspecto global, a formação inicial e continuada é concebida como uma oferta educativa – específica da educação profissional e tecnológica – que favorece a qualificação, a requalificação e o desenvolvimento profissional de trabalhadores nos mais variados níveis de escolaridade e de formação.

Durante a solenidade, o aluno André Gustavo, da turma de Espanhol Básico 1M, fez uma homenagem aos concluintes, cantando uma música em espanhol. O juramento foi realizado pela aluna Daniela Targino, da turma de Espanhol Básico 2M, expressando para os presentes a importância que o curso teve em suas vidas.

A Coordenadora-adjunta do Pronatec, Pollyanna de Araújo, falou à platéia sobre a importância da continuidade dos estudos, pois só assim há de acontecer a inserção e a permanência dos discentes no mercado de trabalho. Em seguida, afirmou que o Pronatec é apenas a primeira etapa vencida e que os formandos deveriam se preparar para novos desafios que irão surgir durante a formação profissional, percebendo que nunca estarão prontos, completos, mas ao contrário, todos os dias terão uma nova oportunidade de aprendizagem.

Além de diversos alunos, participaram do evento autoridades políticas da Região do Mato Grande, os articuladores responsáveis pela organização da seleção dos alunos nos municípios, Professores e Servidores Administrativos do PRONATEC, familiares e amigos.

extensao
pesquisa