Empreendedorismo

Alunos do Programa Miniempresa desenvolvem produto sustentável para conservação de livros

O Programa é idealizado pela Junior Achievement no Campus Natal-Central

Publicada em 03/06/2014 Atualizada há 12 meses

A Bookase é produzida por meio da reutilização de garrafas pet

Reciclar para inovar. Essa é a proposta da Bookase S.A/E uma empresa desenvolvida pelos alunos do Campus Natal-Central do IFRN através do Programa Miniempresa da Junior Achievement que proporciona aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e operação de uma empresa.

A miniempresa consiste na fabricação e venda de pequenas bolsas que reutilizam embalagens de garrafa pet, customizadas com tecido estampado a escolha do cliente para o transporte e armazenamento de livros.  Os produtos são vendidos pelos próprios alunos no Campus ou por meio de encomendas feitas pelas páginas da empresa no Facebook (/ameseulivro) e Instagram (@bookase_).

A ideia para criação do projeto surgiu quando os alunos do 2º ano do curso de Controle Ambiental perceberam a necessidade de transportar seus livros de forma prática, sem danificá-los e que de alguma maneira, viesse a colaborar com preservação do meio ambiente. Ao todo, a miniempresa possui a colaboração de 12 estudantes sob o acompanhamento de quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção da Junior Achievement.

Segundo o Orientador de Marketing, Eugênio Spíndola, os alunos são capacitados e treinados para eles próprios decidirem quais estratégias deverão usar para comercialização dos produtos e divulgação da empresa. “Nosso papel de adviser é passar um pouco da nossa experiência e conhecimento para que eles possam aplicar na prática a organização e operação de uma empresa”, explica. Ao todo, o Programa é desenvolvido em 15 semanas, em jornadas semanais, com duração de 3h e 30 min, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção.

Para o Gerente de Marketing da empresa, o estudante Anderson Matheus, a expectativa é que a Bookase S.A/E continue tendo a aceitação que recebeu durante as primeiras semanas de venda e retorno financeiro suficiente para que ele e os colegas continuem com a produção após o término do Programa. Ao mesmo tempo em que vendem os produtos, os estudantes ainda estimulam sua consciência empreendedora e socioambiental por meio de uma campanha para doação de livros usados a uma ONG do bairro de Felipe Camarão.

extensao
pesquisa