Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Covid-19

Equipe com alunos do IFRN vence desafio da Agência Espacial Brasileira

Equipe era formada por professores e alunos do Campus Parnamirim e do Complexo Educacional Contemporâneo

Publicada em 19/05/2020 Atualizada há 11 meses, 3 semanas

Evento foi realizado numa parceria da Agência Espacial Brasileira e o Campus Parnamirim

Segundo especialistas na área, Hackathon pode ser definido como uma maratona de trabalho voltada a criar soluções específicas para um ou vários desafios. Esse tipo de evento reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software. O 1° Hackathon sobre a Covid-19 nas atividades espaciais foi realizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em parceria com o Campus Parnamirim do IFRN e contou com a participação de 27 equipes das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O evento propunha aos participantes a elaboração de soluções que ajudem na redução dos impactos causados pela Covid-19 nas atividades espaciais, observando a relação intrínseca dessa redução para o planeta Terra.

No resultado, que foi divulgado na quarta-feira (13), pela AEB, a equipe Cura Espacial foi a primeira colocada na categoria “Desafio Maker”, com um projeto para desinfecção de ambientes, utensílios e equipamentos de proteção individual (EPI’s). A Cura Espacial é formada pelos alunos Daniel Luan, Hartur Silva, Pedro Miguel e Vinícius Medeiros Xavier, do Campus Parnamirim, e por Sidney Pedro, aluno do Complexo Educacional Contemporâneo. Orientado pelo professor Rodrigo Siqueira, o projeto consiste em um protótipo móvel de desinfecção de ambientes e objetos para lugares com ou sem energia elétrica. "O protótipo foi elaborado utilizando uma estrutura reflexiva e móvel para a idealização do esterilizador. Conseguimos atingir o objetivo no piloto com uma caixa de papelão, uma lâmpada UV, um plástico reflexivo, reaproveitado de um suplemento alimentar, e uma bateria”, detalhou o professor Rodrigo .

O evento contou com a participação de outras equipes do Campus Parnamirim e com a colaboração dos professores João Nascimento e Credson Isaac, via projeto Centro Vocacional Tecnológico Espacial. Segundo o professor Credson, diversas equipes relataram que tiveram o ânimo elevado em realizar pesquisas nesta área, estudando durante esse período de pandemia.

Os vencedores das demais categorias são do interior de São Paulo e de São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

Saiba mais

Veja aqui o projeto vencedor 

Mais informações sobre o evento

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas