ciência sem fronteiras

Alunos do IFRN são selecionados para estudar na Itália

Os estudantes Raimundo Nonato e Estela Naiara, do Campus Pau dos Ferros, irão passar um ano na Universidade de Roma Tor Vergata

Publicada em 14/05/2012 Atualizada há 1 ano

Os estudantes Raimundo Nonato e Estela Naiara, selecionados pelo Programa Ciência Sem Fronteiras

Superar as dificuldades em busca de conhecimento. Essa frase resume a história dos alunos Raimundo Nonato Filho e Estela Naiara de Freitas, ambos de 19 anos, selecionados através do Programa Ciência Sem Fronteiras para cursar parte da graduação na Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália.

O processo seletivo do Programa Ciência sem Fronteiras tem três etapas: Na primeira, o perfil dos candidatos é analisado. Os selecionados fazem um teste de proficiência de língua. Na última etapa, os estudantes cursam uma parte da graduação em uma das universidades estrangeiras participantes do programa. Nesse período, que varia de seis a 15 meses, eles recebem mensalidade de bolsa, auxílio instalação, passagens aéreas e seguro-saúde.

Em todas as fases seletivas do programa, os estudantes foram apoiados pelo IFRN, sob orientação dos professores Ulysses Vieira, coordenador de pesquisa e inovação do Campus Pau dos Ferros e Marcelo Camilo, diretor de relações internacionais do Instituto.

Durante preparação para o teste de proficiência, eles receberam um valor do Instituto para custear aulas particulares da língua italiana e a estadia na capital. A atuação do professor Marcelo Camilo, foi fundamental, hospedando os alunos na sua residência em Natal. "Eu tive que ir de van para Natal fazer o teste online no Campus Natal-Central, já que a internet de lá é mais estável e não cai. Fiquei hospedada na casa de um professor e voltei para Pau dos Ferros no ônibus do IFRN com os alunos que foram a um evento em Recife, aproveitando a carona" disse Estela.

Após a aprovação no teste, realizado no Consulado Italiano, os alunos vão cursar a graduação sanduíche em química, na Universidade de Roma Tor Vergata, na Itália. Raimundo e Estela embarcam para a Europa em meados de agosto deste ano. No primeiro mês, os bolsistas vão se dedicar ao aprendizado da língua italiana. A partir do segundo, vão estudar química e desenvolver um projeto de  pesquisa na área. “Os alunos podem criar durante esse período, criar um vínculo para mais tarde fazer um pós-graduação naquele país, e ainda abrir novos caminhos para outros alunos do IFRN” declarou o professor Ulysses.

Estudantes do 5º período de licenciatura em química do Campus Pau dos Ferros, eles colocaram como objetivo de vida ser professor na Região Oeste potiguar e contribuir para o seu desenvolvimento da região, abrindo oportunidades a outros alunos do interior do Estado.

Raimundo Nonato, natural de Marcelino Vieira/RN, é filho um agricultor aposentado e uma dona de casa. A aluna Estela Naiara, residente na zona rural de Pau Branco, no município de São Miguel, tem pai agricultor aposentado e deficiente visual e mãe artesã. Ambos sempre estudaram em escola pública e hoje comemoram o resultado da seleção do Programa. "Fiquei muito feliz quando vi o resultado, não acreditei. Não é todo dia que a gente sai do sertão potiguar e vai para Europa estudar. Será um grande diferencial poder avaliar como funciona o ensino italiano e poder colocar em prática na minha terra. Estou muito feliz", comentou Estela.

pesquisa