Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Premiação

Estudantes do IFRN conquistam todas as medalhas do estado em Olimpíada Nacional de Física

OBFEP aconteceu em duas fases e teve participação de 500 mil estudantes de todo o Brasil

Publicada em 28/03/2017 Atualizada há 12 meses

5ª edição do evento redeu 9 medalhas aos alunos do IFRN

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) divulgou nesta terça, 28, o resultado da 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), realizada ainda em 2016: nove estudantes de quatro campi do IFRN estão entre os medalhistas. A premiação nacional compreende 180 medalhas de ouro, prata e de bronze e a premiação nacional por estado, 972 medalhas nas mesmas modalidades. Com alunos dos cursos técnicos de Alimentos, Edificações, Informática, Informática para Internet e Eletrotécnica (este último com cinco estudantes de dois campi), o IFRN foi a única escola pública do RN a ter estudantes que receberão a premiação. O destaque vai para o Campus Mossoró que, com uma medalha de prata e três de bronze, foi uma das escolas premiadas pela olimpíada.

As medalhas (confira no quadro abaixo a premiação com os nomes) serão entregues aos alunos Emerson Kennedy Filho e Nalbert Martins, do Campus Natal-Central, Carlos Henrique Souza, do Campus São Paulo do Potengi, Fabiano César Júnior, do Campus Currais Novos, e Ana Evanilde Barboza, Pedro Arthur Medeiros, Alan Pedro Martins, além das irmãs Ariane e Ariadne Gomes Farias, todos do Campus Mossoró.

OBFEP

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), começou em 2010, como projeto piloto, nos estados da Bahia, Goiás, Piauí e São Paulo. Sendo destinado exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental de Escolas Públicas, a edição de 2016 estendeu-se para todo o Brasil e contou com a participação de mais de 500 mil alunos.

A comissão organizadora define a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas como a busca por despertar o interesse pela Física e pelas ciências, identificando talentos e promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Organizada em duas fases, a OBFEP credenciou para a 1ª etapa os alunos das escolas inscritas. Já a segunda fase classificou apenas os alunos que atingirem a nota mínima definida pela comissão organizadora do evento. As provas da 1ª Fase continham questões de múltipla escolha; as da 2ª, de questões teóricas e experimentais, todas realizadas nas próprias escolas.

1º ano

Nome

Campus

Premiação

Emerson Kennedy Ribeiro de A Filho

Natal-Central

Prata

2º ano

Nome

Campus

Premiação

Nalbert Pietro Martins da Cunha

Natal-Central

Prata

Ana Evanilde da Silva Barboza

Mossoró

Bronze

Carlos Henrique da Silva Souza

São Paulo do Potengi

Bronze

Pedro Arthur da Cunha Medeiros

Mossoró

Bronze

3º ano

Nome

Campus

Premiação

Ariadne Gomes Farias

Mossoró

Prata

Alan Pedro Vasconcelos Martins

Mossoró

Bronze

Ariane Gomes Farias

Mossoró

Bronze

4º ano

Nome

Campus

Premiação

Fabiano César de Medeiros Júnior

Currais Novos

Prata

Links:

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) – Resultado

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) – Escolas premiadas

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas