Empreendedorismo

Alunos do IFRN Campus Natal Central ficam em primeiro lugar no Prêmio EDP - Inovação 2020

Estudantes de Comércio Exterior recebem 25 mil reais e viagem para o Vale do Silício

Publicada em 05/02/2015 Atualizada há 1 ano

Os alunos Vanderli Dantas e Jupiara Lima receberam como premiação 25 mil reais e uma viagem para o Vale do Silício nos EUA

Os alunos Vanderli Dantas de Araújo Júnior e Jupiara Lima da Silva, do curso Comércio Exterior do Campus Natal Central, ficaram em 1° lugar do Prêmio EDP –Inovação 2020, com o projeto EVA – Cleaning Water. Os estudantes, além de receberem 25 mil reais e uma viagem para o Vale do Silício nos EUA, tornaram-se reconhecidos na comunidade empreendedora por ser a única equipe do estado norte-rio-grandense a ser premiada nesta edição.

O prêmio é uma iniciativa do Grupo EDP para incentivar a inovação, a sustentabilidade e o empreendedorismo no Brasil, por meio do estímulo ao desenvolvimento de negócios para Cidades Inteligentes. A organização tem compromisso com o desenvolvimento humano e social: por meio do acesso à cidadania, à cultura, ao esporte e à educação, incentivando cidadãos a repensarem suas atitudes de consumo e engajamento social.

O EVA é um equipamento que trata a água, por meio da evaporação e condensação, tornando-a limpa. Com design inovador, é composto por materiais plásticos reciclados, em que esse possui design capaz de dobrar a capacidade de absorção de calor solar tornando-o mais eficiente, acelerando o processo de evaporação, e consequentemente o tratamento da água. Outra vantagem do aparelho é que ele custa em torno de 160 reais, muito mais barato que uma cisterna convencional.

Os alunos desenvolveram o protótipo por iniciativa própria, contando com grande apoio do IFRN, principalmente do Diretor Geral do CNAT, Professor José Arnóbio. Segundo eles, o projeto foi criado com o objetivo de fornecer um meio sustentável para o tratamento da água servida residencial, salinizada ou barrenta, de forma economicamente viável para toda a sociedade. Diante da realidade de intensa carência de água em diversas regiões, o EVA ajuda a diminuir tal escassez, além de controlar as enfermidades.

Seu público-alvo são governos e organizações mundiais, que buscam promover o acesso à água, atendendo às comunidades de clima típico de regiões como a parte do ‘Chifre da África’ ou Nordeste Africano, assim como o semiárido brasileiro, por exemplo.

O estudantes buscam investidores que identifiquem-se com a visão de empreendedorismo social para financiar o projeto. Pode-se entrar em contato com eles através dos e-mails: juniordantas@outlook.com e jupiara_lima@hotmail.com

Você também tem alguma ideia inovadora? Aproveite para participar do I Prêmio IFRN CNAT Ideia Inova. Mais informações através da Diretoria de Pesquisa e Inovação e a Diretoria de Extensão nos telefones: 4005-9892 / 4005-9893/ 4005- 9998.