Prêmio Miniempresa

Alunos do Campus Natal-Zona Norte disputam competição nacional de empreendedorismo

Público pode votar até o dia 20 de novembro

Publicada em 14/11/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Phlidmann, Danielle e Julianderson contam com o voto dos internautas para garantir vaga na final do Prêmio Miniempresa

Os alunos Julianderson Santos (Licenciatura em Informática), Phlidmann Delfino (Manutenção e Suporte em Informática) e Danielle Silva (Eletrônica), do Campus Natal-Zona Norte, representam o Rio Grande do Norte na repescagem da final nacional do Prêmio Miniempresa, competição organizada pela Associação Junior Achievement do Brasil. Os responsáveis pelas três melhores ideias recebem uma premiação em dinheiro de até cinco mil reais.

Nesta etapa, quem decide é o internauta. Os vídeos das duas primeiras equipes mais 'curtidas' na página do Programa Miniempresa, no Facebook, juntam-se a outras 27 miniempresas já classificadas para a final, que será realizada em dezembro, em Brasília/DF. O link da votação está disponível até as 18h da próxima quinta-feira (20).

Para votar, clique aqui.

A ideia

O trio conta com o apoio de outros dezesseis estudantes que conheceram no curso de Tecnologia da Informação do Instituto Metrópole Digital, ministrado na UFRN. A amizade foi fundamental para que juntos fundassem a miniempresa Lifetech S.A./E, inscrita na competição. Mas faltava um produto.

Foi então que Julianderson teve a ideia de criar um carregador portátil para smartphone. "Às vezes, fora de casa, é difícil encontrar um lugar para carregar o celular", explica. Uma situação dessas, em que a bateria descarregava no momento que mais precisava do aparelho, levou o rapaz a pensar na possibilidade de desenvolver um carregador portátil para celular. A partir de então, mais estudantes passaram a contribuir com o projeto.

Nas sessões de brainstorm (na tradução do inglês, tempestade de ideias), os jovens decidiram criar um produto que fosse ao mesmo tempo prático, barato, sustentável e resolvesse o problema que afligia todo mundo. A inovação não é o produto, mas o preço, que fica para o consumidor por R$ 30,00. "O Power Life, nome dado ao produto, é uma solução prática e inteligente diante da falta de uma tomada, em aeroportos ou situações de emergência", revela Phlidmann.

O projeto ficou entre os três melhores da feira da Junior Achievement RN, realizada em julho, em Natal, no Rio Grande do Norte. Na oportunidade, os jovens ganharam o prêmio Projeto Destaque, disputado por onze participantes. Como resultado, o grupo passou a receber da própria Junior suporte e consultoria para o aperfeiçoamento do trabalho.

O Programa Miniempresa

Voltado para alunos do Ensino Médio, o programa é desenvolvido em 15 jornadas semanais. Nos encontros, os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção, acompanhados por profissionais voluntários das áreas de Marketing, Finanças, Recursos Humanos e Produção da Junior Achievement.

extensao
servidores