Campus Zona Norte
Alunos conquistam credenciamento para feira em evento internacional
Expo-Sciences International será realizada em Fortaleza, Ceará, em 2017
Publicada em 05/08/2016 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Os alunos de Eletrônica do Campus Zona Norte Nicodemos Silva e Jésua Duarte voltaram, na última segunda-feira (1º), de Lisboa, Portugal, onde representaram o Brasil durante uma semana na 34ª edição da Youth Science Meeting, principal feira de ciência e tecnologia daquele país. Na bagagem, a dupla trouxe o credenciamento para a Expo-Sciences International, que será realizada em Fortaleza, Ceará, em 2017.
A participação da equipe no evento só foi possível graças aos recursos obtidos a partir da seleção do Edital n.º 05/2016, da Pró-Reitoria de Pesquisa, destinado a fomentar a participação de estudantes em eventos de caráter acadêmico-científico. "Foi uma experiência maravilhosa. Aprendemos muita coisa, conhecemos várias culturas, costumes, interagimos bastante com o pessoal e trocamos muitas experiências", comentou Jésua.
O grupo criou o Projeto Mirar, que propõe a utilização de um tipo de óculos que, por meio de circuitos eletrônicos, é capaz de monitorar à distância obstáculos próximos a parte superior do corpo do usuário, proporcionando melhoria na acessibilidade, segurança e independência a pessoas com deficiência visual.
"Os óculos têm a função de orientar essas pessoas quando se aproximarem de quaisquer obstáculos, através de bips emitidos por sensores de distância ultrassônicos e transdutores piezoelétricos, sugerindo a possibilidade de utilizá-los junto com uma bengala, por exemplo, tornando, assim, o usuário menos vulnerável a acidentes, promovendo a sua inclusão social", explicou o professor Marcus Fernandes, orientador do trabalho.
A ideia de desenvolver o trabalho surgiu após uma visita da dupla ao Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos, situado no bairro do Alecrim. "Tudo começou quando visitamos o local para saber como a tecnologia podia ajudar essas pessoas, que lamentavam a falta de acessibilidade nas vias públicas, que não são adaptadas para quem tem dificuldades para enxergar. Ficamos sensibilizados com a situação", revelou a estudante.
Empolgada com a conquista, Jésua já projeta os próximos passos do Mirar. "A gente pretende dar continuidade ao projeto, ampliando as suas funcionalidades. A nossa ideia é, inclusive, auxiliar o deficiente visual a atravessar uma faixa de pedestres com segurança", completou.
O evento
Criado em 1982, o Youth Science Meeting é um dos fóruns científicos juvenis mais tradicionais e conceituados internacionalmente, organizado pela Associação Juvenil de Ciências, filiada à Federação Portuguesa de Associações e Sociedades Científicas. Além disso, o evento conta com apoio da Fundação Calouste Gulbekian, da Associação Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Unesco e da Universidade do Algarve.
- Palavras-chave:
- pesquisa