Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA E INOVAÇÃO

Alunos apresentam projeto que usa fibra da casca do coco verde nos EUA

Utilização de matéria-prima torna materiais de alvenaria mais resistentes e sustentáveis

Publicada em 14/06/2018 Atualizada há 1 ano

Caio e Júlia participam de 12 a 16 de junho da Genius Olympiad, que acontece em Nova Iorque

Os alunos Caio Pereira e Júlia Nunes estão representando o Brasil na Genius Olympiad, em Nova Iorque, Estados Unidos. A competição de projetos científicos, que acontece de 12 a 16 de junho, é considerada uma das principais do continente americano. 

A credencial para a mostra foi obtida durante participação da dupla na 32ª edição da Mostratec, realizada em novembro na cidade de Novo Hamburgo-RS, onde conquistou também o primeiro lugar da Categoria Engenharia e Materiais.

Para Caio, o alto nível dos concorrentes tornou a vitória ainda mais valiosa. "Foi uma grande surpresa, pois disputamos a credencial com cerca de 700 projetos do mundo todo. Sem dúvida, é uma felicidade enorme levar essa conquista para o Campus, enaltecendo o nosso estado, através do incentivo à pesquisa", contou.

 

A pesquisa

O Projeto Fibrocimento, ora em desenvolvimento, propõe o tratamento adequado da fibra de coco verde para utilização como carga na produção de fibrocimento, material resultante, nesse caso, da união do cimento com fibras vegetais, a partir do estudo de modificações dessas fibras, aumentando sua resistência e molhabilidade. O trabalho recebe orientação do professor Roberto Lima.

"A adição da fibra de coco na fabricação de material de alvenaria é uma estratégia economicamente viável e sustentável, tendo em vista a redução dos custos das construções de cisternas, coberturas e moradias, com ganho significativo em eficiência energética. O uso dessa fibra ajuda, ainda, a combater o descarte inadequado de milhões de toneladas desse material que causa problemas ambientais, contribuindo para a formação de gases do efeito estufa", disse Caio.

Segundo Júlia, a equipe constatou, por meio de medições de temperatura, utilizando protótipos na forma de pequenos telhados aplicados em maquetes com as mesmas dimensões, que "a fibra de coco verde apresenta grande eficiência no que diz respeito ao isolamento térmico, apresentando potencial no ramo energético, dada a significativa redução de consumo de energia elétrica que pode oferecer".

Vale salientar que a participação da equipe no evento só foi possível graças aos recursos obtidos no Campus e na Pró-Reitoria de Pesquisa do IFRN, destinado a fomentar a participação de estudantes em eventos de caráter acadêmico-científico. 

 

A olimpíada

A Genius é uma competição internacional de projetos do ensino médio sobre questões ambientais, sob organização do Terra Science and Education e da Universidade Estadual de Nova Iorque em Oswego.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas