Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

RESULTADO

Aluno do IFRN se classifica para segunda fase da Olimpíada de Matemática da Unicamp

Renhan Miguel dos Santos cursa o terceiro ano de Edificações, no Campus São Paulo do Potengi

Publicada em 31/05/2019 Atualizada há 1 ano

Próxima etapa da Olimpíada está prevista para 16 de junho

Em sua primeira participação na Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), o Campus São Paulo do Potengi, representado por Renhan Miguel dos Santos, aluno do curso de Técnico em Edificações, obteve classificação para 2ª fase. O estudante ficou entre os 300 melhores do país, e segue na disputa para uma das medalhas - nível Beta, destinada à alunos de nível médio. 

"Conheci a OMU este ano, foi a primeira vez que participei", relata Renhan. Ele conta que, desde criança, sempre gostou muito de matemática. "Sempre fui incentivado por minha família e professores a me inscrever nesses eventos. Minha participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), me ajudou a expandir meu interesse em eventos do tipo". Ele ainda afirma que, desde que entrou no IFRN, foi despertada ainda mais essa paixão pela matemática: "Descobri que através das olimpíadas, poderia ganhar bolsas de estudos em universidades para garantir meu futuro e, a partir disso, meu interesse só aumentou", disse. 

A rotina de estudos e preparação do aluno para a OMU, abrangeu estudo específico com provas de edições anteriores e organização de um cronograma de estudos voltado às especificidades da prova. Para Renhan, a importância de fazer parte desses eventos gerou identificação: "participar das olimpíadas também me permitiu interagir com pessoas que têm uma vivência em torno da matemática, assim como eu". 

Segundo o professor Genilton Cavalcanti, a classificação foi inesperada: "Foi uma alegre surpresa, o nível da Olimpíada costuma ser mais elevado do que as demais presentes no calendário nacional. Agora, nossa luta é reunir recursos financeiros para que Renhan consiga disputar a 2ª etapa da OMU, que vai acontecer em Campinas/SP", conclui. A segunda fase está prevista para o dia 16 de junho.  

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas