Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus São Gonçalo do Amarante

Aluno do IFRN está na final da Olimpíada de Língua Portuguesa

Artigo do aluno Erisvaldo Ramalho competiu com outros 50 mil textos e ficou entre os 38 finalistas

Publicada em 01/11/2016 Atualizada há 12 meses

Professora Janaína Capistrano e o aluno Erisvaldo Ramalho na cerimônia dos semifinalistas da OLP

No início de dezembro, em Brasília-DF, o aluno do IFRN Erisvaldo Ramalho dos Santos Junior estará na cerimônia de premiação da 5ª Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP 2016), ao lado de outros 37 participantes que chegaram à final da categoria “Artigo de Opinião” da competição. Na solenidade, serão anunciados os cinco vencedores desta edição, sendo um representante de cada região do país.

Erisvaldo é aluno do curso Técnico Integrado em Edificações do Campus São Gonçalo do Amarante e, para ficar entre os melhores, passou por várias seleções. A primeira delas foi no próprio IFRN-SGA. “Quem se cadastra na OLP é o professor, que fica responsável, juntamente com uma comissão, por eleger apenas um texto para representar a escola”, explica a responsável pela seleção no Campus SGA, a professora de Língua Portuguesa Janaína Capistrano.

Após ser escolhido no âmbito da instituição, o artigo do aluno passou pelas etapas municipal, regional e estadual e, finalmente, chegou à semifinal da olimpíada, realizada em São Paulo-SP, entre os dias 23 e 25 de outubro. Para essa fase, foram classificados 125 textos, entre os mais de 50 mil inscritos, e apenas 38 passaram para a final.

Neste ano, o tema para desenvolvimento dos artigos foi “O lugar onde vivo” e o Rio Grande do Norte estará representado por dois alunos na etapa final. Além de Erisvaldo, o estudante José Romildo Cazé Freire, da Escola Estadual Professora Terezinha Carolina de Souza (Jaçanã-RN), também estará em Brasília para a cerimônia de premiação da OLP 2016.

“Para nós, professores, que iniciamos esse processo em sala de aula e vemos um aluno chegar até aqui, é muito gratificante. Também é um reconhecimento do trabalho que realizamos com os estudantes”, ressalta a professora Janaína.

OLP 2016

A Olimpíada de Língua Portuguesa é realizada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria  com a Fundação Itaú Social. A iniciativa é voltada para alunos da rede pública de ensino e tem a finalidade de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita.

Nesta edição, a OLP obteve mais de 170 mil inscrições, divididas entre quatro categorias:  Poema (5º e 6º anos do Ensino Fundamental); Memórias Literárias (7º e 8º anos do Ensino Fundamental); Crônica (9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) e Artigo de Opinião (2º e 3º anos do Ensino Médio).

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas