Aluno do IFRN é aprovado em programa de intercâmbio

Pedro Víctor Maia Lima representará o oeste potiguar no Egito

Publicada em 28/02/2023 Atualizada há 1 ano

O intercâmbio, em sua forma presencial, ocorrerá entre 19 de julho e 16 de agosto. Já na forma on-line, terá duração de doze semanas.

No dia 17 de fevereiro, o resultado da seleção do programa de intercâmbio AFS Global STEM Academies foi divulgado. Mais de 6000 jovens de países como Brasil, México, Bélgica, Índia e Alemanha concorreram a uma vaga para participar do programa.

Dentre os 16 aprovados do Brasil, o estudante Pedro Víctor Maia Lima, que finalizou o segundo ano do Curso Técnico Integrado em Química, no Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), foi selecionado para uma das vagas e irá representar o oeste potiguar no Egito.

O intercâmbio, em sua forma presencial, ocorrerá no período de 19 de julho a 16 de agosto deste ano. Já em sua forma on-line, terá duração de doze semanas.

Processo seletivo

De acordo com o Pedro, para iniciar o processo de aplicação, foi necessário passar por uma etapa de pré-seleção, que consistiu em duas partes: a primeira delas foi o preenchimento de um formulário com informações pessoais e acadêmicas, além de responder perguntas sobre sua vida escolar, interesse pelos estudos e nível de conhecimento da língua inglesa. Também foram abordados aspectos pessoais, questões humanas, a relação com professores, colegas de classe, além de questões relacionadas à sustentabilidade, oportunidades e diversidade; na segunda parte, era preciso enviar uma série de documentos, como histórico acadêmico, formulário de consentimento dos pais e informações de saúde. Ademais, foi necessário encaminhar, também, uma carta de recomendação.

"Depois de um tempo, cerca de uma semana após ter enviado todos os documentos, recebi um e-mail informando que havia sido aprovado para a próxima fase. Na segunda etapa da aplicação, os candidatos aprovados tiveram que participar de uma entrevista, com perguntas em português e inglês, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre o participante e também testar seus conhecimentos em inglês. Inicialmente, apenas dez candidatos seriam selecionados para receber a bolsa, mas devido ao alto nível dos participantes, o número de vagas foi aumentado para dezesseis. Esse fato acabou resultando em um pequeno atraso na divulgação do resultado final. Felizmente, eu fui um dos selecionados", explicou o estudante.

"Experiências para toda a vida"

Pedro afirma que se não fosse pelo IFRN não teria descoberto o programa de intercâmbio, e nem teria a segurança acadêmica para tentá-lo: "O IFRN não só me abre portas para oportunidades profissionais, mas também emocionais. Essa conquista significa muito para mim, é a realização de um sonho. Vivenciar esta experiência é uma ótima forma de sair da minha zona de conforto, a ideia de conhecer uma nova realidade, explorar novos lugares e aprender sobre diferentes culturas me encanta profundamente. Essa oportunidade só foi possível graças ao IFRN. Não consigo expressar em palavras todo o significado que essa experiência tem para mim, tenho certeza que novos significados surgirão ao longo desta jornada", disse.

"Sem dúvidas, não há nada mais enriquecedor do que a oportunidade de explorar novos lugares, conhecer diferentes culturas e expandir seus horizontes, nada melhor que fazer isto através de um intercâmbio. Abrace essa aventura com coragem e determinação, confie no seu potencial pois as experiências que você ganhará serão para toda a vida", finalizou Pedro.

Sobre o AFS Global STEM Academies

O Programa combina aprendizado digital e presencial com estímulo ao desenvolvimento de conhecimentos sobre sustentabilidade e habilidades STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharias e Matemática). A aprendizagem ocorre por meio de uma abordagem interativa e prática, com incentivo de competências globais como resolução de problemas, habilidades analíticas, compreensão intercultural e inovação social. Ao final do programa, os bolsistas recebem o "Certificado Avançado em Competência Global para Impacto Social".