CAICÓ

Aluno do curso Design de Moda do IFRN conquista 1° lugar em concurso

O Ceará Moda Contemporânea é um concurso a nível nacional e está em sua décima edição

Publicada em 23/05/2019 Atualizada há 1 ano

Esron Candeia apresentou a coleção Fragile Blue, inspirada na obra do artista britânico Ian Berry.

O aluno Esron Candeia, do curso superior de Tecnologia em Design de Moda do Campus Caicó, conquistou o primeiro lugar na categoria design, no Ceará Moda Contemporânea. O desfile ocorreu no dia 14/5, no centro de eventos de Fortaleza. O aluno ficou entre 8 finalistas, apresentando a coleção intitulada Fragile Blue. Foram apresentados 6 looks confeccionados todos em jeans, reutilizando calças usadas oriundas de doações.

O evento foi promovido pelo Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do estado do Ceará (Sinditêxtil) em parceria com Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Ceará, Silmaq e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Ceará Moda Contemporânea é um concurso a nível nacional, que acontece em três categorias - design, modelagem e costura. Este ano teve sua décima edição, onde o tema central era "Sustentabilidade é moda no Ceará". O concurso é organizado pelo Sindiroupas do Ceará e acontece dentro da feira Ceará Fashion Trade.

Esron fala com entusiasmos sobre sua participação no concurso. Segundo o aluno, essa foi uma oportunidade de aprender na prática o que foi estudado teoricamente durante o curso. Para ele, foi uma grande alegria estrear oficialmente no mundo da moda. Ressalta: “os olhos de pessoas do ramo se voltariam para os participantes, ainda mais agora por eu conquistar o primeiro lugar” diz.

O estudante apresentou a coleção Fragile Blue, inspirada na obra do artista britânico Ian Berry, feita inteiramente de jeans reutilizado, trazendo ao sentido a relação entre o homem e a natureza.  De acordo com Esron, atualmente são gastos milhares de litros de água para produzir uma peça jeans e na maioria das vezes descartamos sem dar uma nova função a ela.

Sobre o curso

O curso de Tecnologia em Design de Moda conta com 120 alunos matriculados e tem duração de três anos, é oferecido desde 2016 e se propõe a formar e qualificar profissionais para atender ao setor de moda. Este ano o curso foi avaliado com o Conceito 5 pelo Ministério da Educação (MEC). Os estudantes formados recebem o título de Tecnólogo em Design de Moda e estão aptos a trabalhar na fabricação e desenvolvimento de coleção com suas modelagens, em produção, em desfiles, decoração de vitrines, marketing (com conhecimento de folders), fotografia, desenvolvimento e gestão de produtos com respectivas embalagens. O curso é ofertado anualmente com seleção através do Sisu.

Colaboração

O aluno também recebeu 45 metros de jeans da empresa Vicunha Têxtil, sendo esses tecidos da linha ECO (produzidos com menor gasto de água). Esron contou com a ajuda de diversos colegas de curso, professores e profissionais da região, pois na ornamentação de suas peças usou mais de mil rosas em jeans, cada uma confeccionada com cerca de 18 a 20 pétalas, todas feitas e costuradas à mão. Ainda contou com o apoio da D-RU, loja caicoense que forneceu as sandálias e da SD por Sheyla Morais, marca de acessórios de Currais Novos, que ofereceu os acessórios que compuseram os looks.

extensao