Aluno do Câmpus Mossoró participa da IX Jornada Espacial

O estudante foi o único representante do Rio Grande do Norte na IX Jornada Espacial

Publicada em 20/11/2013 Atualizada há 1 ano

O aluno Samuel Marinheiro de Souza Melo foi o único representante do estado na IX Jornada Espacial, ocorrida entre os dias 11 a 15 de novembro em São José dos Campos, SP. Sua participação foi conquistada através do resultado obtido na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2013. O aluno do 3º ano do curso Técnico em Edificações viajou para São Paulo acompanhado do Professor de Física Marcelo Pires.

A palestra abertura do evento aconteceu no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde foi abordado o programa de atividades espaciais brasileiro. No segundo dia de evento, os participantes conheceram as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e ouviram uma série de palestras. Outros locais e instalações também foram visitados durante todo o evento, como a TV Vanguarda (afiliada da Rede Globo), a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o observatório do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Ainda dentro da programação os participantes construíram e fizeram o lançamento de foguetes PET. O encerramento do evento, na opinião de Samuel, o ponto alto, foi feito pelo reitor do ITA onde o mesmo apresentou o instituto e sua história, ainda o astronauta brasileiro Marcos Pontes, em uma palestra motivacional, relatou sua história de vida e carreira. Para Samuel, o evento foi “acima das expectativas, uma oportunidade de aprofundamento dos conhecimentos obtidos na olimpíada e também de conhecer estudantes de outros estados”, explica.

Histórico

O Programa Espacial Brasileiro só era conhecido por uma pequena parcela da população, apesar dos significativos benefícios à sociedade. Foi a partir da criação do Programa AEB Escola, iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), que esta situação começou a mudar. Um dos objetivos do Programa é levar a temática espacial para as salas de aula de milhares de escolas. Neste contexto, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a AEB, destaca-se como importante parceira nas atividades desenvolvidas pelo Programa, posto que sua atuação nas escolas públicas e privadas, abrangem todos os estados.