Mulheres Mil
Alunas do Programa Mulheres Mil participam de oficina de produção de derivados do leite
A capacitação aconteceu de 7 a 10 de novembro no laboratório de alimentos do Campus Apodi
Publicada em 22/11/2016 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
O curso Produtor de Derivados do Leite é um curso de Formação Inicial e Continuada ofertado pelo Campus Apodi através do Programa Mulheres Mil. No período de 07 a 10 de novembro foi ministrado o módulo de Tecnologia de Leite e Derivados.
A oficina foi ministrada pela Dra. Claudia Souza Macêdo, professora da UFRN, com o apoio da Técnica em Alimentos do campus, Keliane Maia, a bolsista do Programa Mulheres Mil, Noelisa Cunha, a Terceirizada, Lilia e Cléia Macêdo, coordenadora do programa. Teve como objetivo principal qualificar as mulheres que fazem parte de duas comunidades da região (Córrego e Góis) na produção de derivados lácteos, tanto de leite bovino como caprino, agregando valor e, consequentemente, aumentando a renda familiar.
Durante o Módulo foram abordados temas extremamente importantes como objetivo da pasteurização do leite, boas práticas de fabricação, acondicionamento adequado dos produtos, higiene do manipulador, identificação do produto, aproveitamento da matéria prima e insumos, ou seja, a utilização dos insumos próprios da região, assim como, novos ingredientes que fazem parte dos alimentos com alegação de propriedades funcionais.
Confira os produtos lácteos processados durante a capacitação:
- Requeijão Cremoso sabor, orégano, mix de pimenta, páprica e gengibre, este último com um toque indiano;
- Requeijão cremoso doce com cacau (50%) e pistache - conhecido como falso “ganache”, muito utilizado em dietas Fitness;
- Iogurte grego com polpa cremosa de goiaba;
- Iogurte Batido sabor morango
- Iogurte Salgado com condimentos indiano - muito utilizado para substituir maionese, tornando a alimentação mais saudável;
- Queijo Boursin (leite de cabra) condimentado com orégano;
- Queijo Boursin (leite de cabra) no azeite e especiarias;
- Coalhada seca condimentada - queijo de procedência árabe;
- Queijo coalho;
- Sorvete de capim santo com raspas de limão;
- Doce de leite cremoso de chocolate com hortelã.
Ao final do curso, os produtos foram degustados pelas alunas do programa e os Servidores do Campus, em um momento de integração.