Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa

Alunas do IFRN têm projetos selecionados para o programa Power4Girls

O programa foca no empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança

Publicada em 22/03/2023 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Ao todo, três equipes do IFRN foram selecionadas.

Oitenta alunas do ensino médio da rede pública de ensino de todas as partes do Brasil foram selecionadas para participar, entre abril e setembro de 2023, do programa Power4Girls – Empower to Lead!. 

O programa, que é uma iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, tem foco no empoderamento de meninas por meio de estratégias voltadas para o empreendedorismo, inovação, criatividade e liderança. 

Ao todo, três equipes do IFRN foram selecionadas, dos campi Apodi, Parnamirim e Pau dos Ferros. Conheça os projetos das alunas:

ProjetoDescrição
Inclusão100LimitesProdução de um protótipo de uma cadeira com rodas carroçável que visa a inclusão de alunos de cursos técnicos de agropecuária e de profissionais da área – de qualquer outra atividade prática, cadeirante ou com mobilidade reduzida, a zonas rurais de difícil acesso ou intransitabilidade.
BigSaveCriação de um dispositivo físico que poderá acompanhar PNE o tempo todo, como uma joia ou um colar, e teria funções que ajudariam familiares e/ou amigos no monitoramento à distância, através de um aplicativo para celulares desenvolvido em Java Script.
Chromestesia: sentindo as coresMaquete interativa que oferece a PNE recursos para uma melhor compreensão do conteúdo de óptica, utilizando relações de sinestesia. A inovação do projeto consiste em gerar uma experiência multissensorial, e não apenas tátil, no contexto do ensino de física experimental, além de proporcionar uma integração tecnológica da maquete com Arduino e/ou aplicativo para smartphone.

Durante o período do programa, divididas em equipes de quatro alunas, um(a) professor(a)-orientador(a) e um(a) mentor, as alunas vão participar de oficinas, palestras, webinars, atividades interativas on-line e se aprofundar nos temas de liderança, empoderamento e empreendedorismo feminino por meio da criatividade e inovação, desenvolvimento e gestão de projetos. 

O encerramento do programa será em Brasília, onde as participantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos, receber os certificados de participação e fazer um pitch final em uma feira de inovação. Os três melhores projetos serão premiados.

O Power4Girls conta com a implementação do Instituto Gloria, que tem como foco o combate à violência de gênero, o apoio institucional do Conif (Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), e inclui também a parceria de várias outras instituições do setor privado, que acreditam no poder e apoiam o empoderamento de mulheres e meninas.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa

Notícias relacionadas