Campus Santa Cruz
Alunas do Campus Santa Cruz têm trabalho credenciado para ser apresentado na Colômbia
Elas vão participar do Encontro de Semilleros de Investigación, que acontece em outubro de 2017
Publicada em 23/09/2016 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Maria Juliana da Silva Rocha e Conceição de Maria B. de Melo, estudantes do curso técnico integrado em Informática do Campus Santa Cruz, representaram o Rio Grande do Norte no Movimento Científico Norte e Nordeste - MOCINN, realizado em Juazeiro do Norte/CE no período de 22 a 26 de agosto, com o projeto Bengala Eletrônica. Através dessa participação elas conquistaram o credenciamento para o Encontro de Semilleros de Investigación na Colômbia que será realizado em outubro de 2017.
O projeto “Bengala Eletrônica” surgiu da necessidade de elaborar um trabalho de conclusão de curso, após dias imaginando o que poderiam fazer para contribuir com a sociedade, orientadas pelo Professor Lennedy Campos Soares, as meninas resolveram desenvolver um projeto de inclusão de baixo custo. Com base nos dados da tabela SIDRA do IBGE da cidade de Santa Cruz, perceberam que poderiam contribuir com as mais de 100 pessoas cegas da cidade, por isso, criaram uma bengala com sensor que vibra ao identificar obstáculos a sua volta. Atualmente o custo na produção da bengala é de aproximadamente R$100,00.
" Não imaginávamos que o nosso projeto fosse selecionado, havia mais de 100 projetos voltados para a inclusão, não só do Brasil, mas de vários países...Iremos a Colômbia com uma bengala não só econômica, mas ainda mais acessível as pessoas de baixa renda", disse uma das alunas.