Conquista
Alunas do Campus Apodi conquistam 1º lugar no Power4Girls 2024
Evento incentiva jovens a desenvolver projetos inovadores alinhados ao empreendedorismo e à responsabilidade social
Publicada por Giovanna Alves em 10/12/2024 ― Atualizada há 1 semana
Estudantes do curso técnico em Química integrado ao ensino médio do Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte conquistaram o primeiro lugar no Power4Girls 2024, evento internacional realizado em Brasília, entre 21 e 23 de novembro. A competição, promovida pelo Instituto Glória em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, incentiva jovens a desenvolver projetos inovadores alinhados ao empreendedorismo e à responsabilidade social.
Ideia que nasceu de um sonho
Luciana Bertini, a professora orientadora do projeto, revelou que a iniciativa partiu das próprias alunas, que demonstraram interesse em participar do evento. “Fomos procurados pelas quatro meninas, pois elas tinham o desejo de participar do programa”, contou.
Jully Valdevino, integrante da equipe, conta que se interessou pela iniciativa de incentivo a mulheres na ciência. ”Conhecemos o Power4Girls através de uma equipe do IFRN que participou do programa e trouxe resultados incríveis. Com isso, pesquisamos sobre o projeto e ficamos apaixonadas. O Power tem uma iniciativa linda que visa incluir mais ainda as mulheres na área científica. Então, a chance de poder participar de um programa tão importante para a educação como esse foi o nosso incentivo”, conta.
Com o tema “Economia Circular e Sustentabilidade” definido para a edição de 2024, a equipe realizou reuniões para alinhar ideias. “Decidimos que a proposta seria desenvolver um spray à base de resíduos naturais que ajudasse a retardar o amadurecimento precoce de frutas. As meninas gostaram da proposta e começamos a trabalhar nisso”, explicou a professora.
Um caminho de dedicação e aprendizado
Mais de 250 projetos foram inscritos no programa, mas apenas 20 equipes foram selecionadas para a etapa final. A equipe Organic Shield, como as estudantes se intitularam, esteve entre as escolhidas.
Durante seis meses, as jovens participaram de mentorias semanais e webinares organizados pelo Power4Girls, além de realizar intensos experimentos no laboratório do campus. “Quando os primeiros resultados começaram a aparecer de forma positiva, foi um momento de muita felicidade”, relembrou Luciana Bertini.
A etapa presencial em Brasília incluiu oficinas, palestras e a apresentação do pitch para uma banca avaliadora. “Fomos a última equipe a apresentar. Apesar de todo o nervosismo, as meninas fizeram uma apresentação incrível”, afirmou a professora.
A vitória
Camila de Lima Gurgel, uma das integrantes da equipe, descreveu a experiência como transformadora. “Participar do Power4Girls 2024 mudou muito minha visão, tanto como estudante quanto como pessoa. Estar ali, apresentando nosso projeto, conhecendo outras meninas tão talentosas e vendo ideias tão transformadoras, foi muito emocionante.”
Para Camila, o momento mais marcante foi o anúncio da vitória. “Quando chamaram o nome da nossa equipe, Organic Shield, foi uma sensação de pura realização. Ver nosso esforço sendo reconhecido foi indescritível.”
A conquista no Power4Girls 2024 trouxe às estudantes mais confiança e motivação. Camila deixou uma mensagem inspiradora para outras jovens interessadas em ciência e inovação. “Não desistam dos seus sonhos e acreditem no potencial de vocês. Com coragem e dedicação, vocês conseguem. Nunca deixem ninguém limitar o que podem fazer.”
- Palavras-chave:
- Campus Apodi Power4girls Premiação