Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Natal-Central

Aluna do IFRN receberá Prêmio Guerreiro Ramos de Inovação na Gestão Pública

Laís Stéphanie Bazílio da Silva conquistou o 1º lugar na categoria 'Pesquisa Científica', na edição 2021 da premiação

Publicada em 16/12/2021 Atualizada há 1 ano

Premiação é referência na área de Gestão Pública.

A estudante Laís Stéphanie Bazílio da Silva, do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) conquistou o 1º lugar na categoria 'Pesquisa Científica' na edição 2021 do Prêmio Guerreiro Ramos de Inovação na Gestão Pública. A premiação é promovida anualmente pelo Conselho Federal de Administração (CFA). 

Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos Organizacionais e Cooperação do Campus em que estuda, a aluna foi premiada com o trabalho “A cadeia de valor da inovação na gestão em saúde: o caso Lais”, artigo oriundo de uma pesquisa desenvolvida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Como primeira colocada, Laís Stéphanie receberá de prêmio o valor de R$ 2.500,00, além de troféu e um selo de reconhecimento do Conselho Federal de Administração.

A pesquisa foi orientada pela professora Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi, da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação do Campus Natal-Central do IFRN, que receberá uma Menção HonrosaNo desenvolvimento do estudo, foram entrevistados os pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ricardo Valentim (Coordenador) e Kelson Medeiros. O Lais é referência em Ciência, Tecnologia e Inovação no Rio Grande do Norte.

"A importância de incorporar a Inovação na estrutura das instituições públicas"

De acordo com a docente orientadora, o trabalho teve como foco central "analisar a cadeia de valor que as inovações desenvolvidas pelo Lais geram em termos de valor para a saúde pública. A pesquisa demonstrou que o Lais incorpora as fases da cadeia de valor da inovação em seus projetos, cria formas inovadoras de controle, transparência e gestão, necessárias para promover accontability, algo indispensável para a gestão pública. Além disso, desenvolve sistemas para uma verdadeira gestão estratégica, bem como busca demonstrar os valores produzidos por seu trabalho e por suas atividades para a sociedade, por meio das mídias sociais e da imprensa", disse.

Tacconi segue explicando que a principal contribuição do trabalho foi mostrar a importância de incorporar a Inovação na estrutura das instituições públicas, para a melhoria de seus processos e serviços, pois, como explica a professora, há grandes problemas a serem solucionados, e a inovação é uma importante ferramenta aliada. "Além disso, a pesquisa demonstrou que é necessário investir na criação de políticas que fomentem as inovações, a ciência, pesquisa, o incentivo e a tecnologia, pois são instrumentos capazes de proporcionar mudanças necessárias para a sociedade", acrescentou.

Prêmio Guerreiro Ramos

O Prêmio Guerreiro Ramos visa estimular o desenvolvimento e o compartilhamento de práticas inovadoras de gestão e de pesquisas cientificas na área da Administração Pública, através do reconhecimento de trabalhos que sirvam de referência ou de inspiração para outras iniciativas capazes de transformar e melhorar continuamente a gestão pública brasileira. 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas