Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Agroindústria: conheça o novo curso de graduação do IFRN em Pau dos Ferros
Campus Pau dos Ferros

Agroindústria: conheça o novo curso de graduação do IFRN em Pau dos Ferros

07/03/2022 - Primeira turma entrará em funcionamento no primeiro semestre letivo de 2022

Agroindústria: conheça o novo curso de graduação do IFRN em Pau dos Ferros

Curso será ofertado na modalidade presencial.

Novidade no Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e na região, o curso superior de Agroindústria foi recentemente aprovado e entrará em funcionamento já no primeiro semestre letivo de 2022, com início das atividades no mês de abril.

Disponibilizar para o mercado de trabalho profissionais de nível superior, com aptidão para planejar, elaborar, gerenciar, analisar, coordenar, vistoria e manter os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de produtos agroindustriais, é a proposta geral da graduação, que será ofertada através de Curso Superior de Tecnologia (CST).

O curso possui sua estrutura curricular fundamentada na concepção de eixos tecnológicos constantes do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST). A organização curricular do curso é composta de dois núcleos: Núcleo Fundamental e  Núcleo Científico e Tecnológico (com unidade básica e unidade tecnológica), acrescido de prática profissional.

Ensino, Pesquisa e Extensão

A graduação será ofertada na modalidade presencial e conta com sete semestres letivos, totalizando mais de 3.700 horas/aulas. Os (as) estudantes terão à disposição salas de aulas e laboratórios, além de demais instalações do Campus, conglomerando atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

A comunidade acadêmica do curso, igualmente aos demais, terá acesso às políticas de assistência estudantil através de programas de bolsas e auxílios.

Perfil do profissional

Ao final do curso, a base de conhecimentos científicos e tecnológicos deverá capacitar o profissional com competência para:

- Planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de produtos agroindustriais, da matéria-prima ao produto final;
- Gerenciar os processos de produção e industrialização de produtos agroindustriais;
- Supervisionar as várias fases dos processos de industrialização e desenvolvimento de produtos agroindustriais;
-  Analisar produtos agroindustriais;
- Desenvolver técnicas, processos e produtos voltados ao desenvolvimento da agroindústria local/regional;
- Gerenciar a manutenção de equipamentos na agroindústria;
- Coordenar programas de conservação e controle de qualidade;
- Desenvolver novos produtos e pesquisa na agroindústria;
- Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação;
- Buscar atender as novas demandas do mercado atreves dos conhecimentos adquiridos;
- Realizar a investigação científica e pesquisa aplicada como forma de contribuição para o processo de produção de conhecimento.

Público-alvo e forma de ingresso

O acesso ao curso é destinado a portadores do certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente. O primeiro processo seletivo será utilizando notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O edital com abertura de 40 vagas no turno vespertino tem publicação prevista para o dia 14 de março.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e Projeto de Autorização de Funcionamento (PAF) foram aprovados pela Deliberação Nº 38/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRN (Consepex). Já o documento de criação do curso está instituído através da Resolução Nº 2/2022 do Conselho Superior do Instituto, o Consup.

Mais informações podem ser obtidas na página do curso ou através do e-mail: agroindustria.pf@ifrn.edu.br.

Acesse:

Página do curso