Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Interinstitucional

Agência Espacial Brasileira e IFRN discutem parcerias

Encontro foi realizado no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) CVT-E , AEB , CLBI , Inpe , Campus Parnamirim

Publicada em 10/11/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Josué: "parceria com o CVT-E tem importante fundamental e estratégica"

Na última quinta-feira (5), parte da gestão pro tempore do IFRN esteve em visita oficial ao Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), espaço da Agência Espacial Brasileira (AEB) criado em 2017, que funciona junto ao Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) em Parnamirim. A visita encerrou a programação de encontros guiados ao Centro, sob responsabilidade do coordenador da Unidade Regional da AEB em Natal, Marco Antônio Vieira de Rezende.

Além do reitor pro tempore do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, professor Josué Oliveira, participaram convidados e gestores do IFRN, como os pró-reitores de Extensão, de Pesquisa e Inovação e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e também Marcos Aurélio Ferreira dos Santos, da Coordenação Espacial do Nordeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Desenvolvimento e perspectivas

Parceiro do IFRN desde o início de suas atividades, o CVT-E possui forte ligação com o Campus Parnamirim do Instituto; ainda em 2017, quando foi inaugurado, houve a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre os órgãos. A cooperação, que também incluía a Prefeitura de Parnamirim, tinha entre seus objetivos dar a estudantes da região a oportunidade de desenvolver diversas atividades educacionais, como competições de espaçomodelismo, foguetemodelismo e, principalmente, cursos de capacitação e oficinas temáticas espaciais.

No encontro desta quinta, a comitiva do Instituto e a equipe do Centro Vocacional Tecnológico discutiu a importância do projeto que vem sendo executado para o desenvolvimento do Estado do RN, bem como as iniciativas em andamento, com perspectivas de futuras parcerias, gerando resultados que possam impulsionar o setor espacial brasileiro.

Ampliação e interiorização

Para o professor Josué, a manutenção e ampliação da parceria com o CVT-E tem importante fundamental e estratégica: “Após vir conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos junto à Agência Espacial Brasileira e também com Inpe, a ideia é ampliar nossos investimentos em relação a essa parceria. A partir da experiência dos campi Parnamirim e Natal-Central, pensamos em expandir algumas ações a outras unidades do nosso Instituto. Estudantes, docentes e técnicos – seja de Pau dos Ferros, Apodi, Macau ou Nova Cruz, por exemplo – que tenham interesse no tema poderão trabalhar projetos de extensão e de pesquisa nessa área. Será uma oportunidade de ampliar e interiorizar ações sob a temática aeroespacial”, disse.

Com informações da Agência Espacial Brasileira

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas