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Ações da Pró-Reitoria de Ensino

Regulamentações, articulação entre setores e publicação de editais marcam o período na Proen

Publicada em 19/04/2021 Atualizada há 1 ano

O Regimento Interno da Reitoria do IFRN aponta a constituição e as competências da Pró-Reitoria que “planeja, coordena, fomenta e acompanha as atividades e políticas de ensino, integradas à pesquisa e à extensão”, a Pró-Reitoria de Ensino.

Responsável por promover e incentivar a avaliação e melhoria contínua do Projeto Político-Pedagógico Institucional e dos Projetos Pedagógicos de Cursos oferecido pelo Instituto e pela articulação de ações de avaliação e regulação das ofertas educacionais, ações de gestão pedagógica e ações de processos seletivos para acesso discente, a Proen está subdividida em quatro setores, descritos basicamente como:

a) Coordenação de Acesso Discente – à frente da elaboração dos editais e da execução de processos seletivos para ingresso de estudantes nos diversos campi do IFRN;

b) Diretoria de Administração Acadêmica – acompanha e fiscaliza a atualização dos sistemas de gerenciamento de dados do IFRN e do MEC, auxiliando no planejamento estratégico do ensino da instituição;

c) Diretoria de Avaliação e Regulação do Ensino – fomenta a realização da avaliação institucional e da avaliação das condições de ensino, bem como a análise e divulgação dos resultados, supervisionando o cumprimento dos padrões de qualidade dos cursos em execução nos campi, com auditorias articuladas com os Núcleos Centrais Estruturantes (NCEs); e

d) Diretoria Pedagógica – coordena as Equipes Técnico-Pedagógicas (ETEP) dos campi, prestando assessoria no planejamento, na elaboração e na avaliação permanente das políticas e ações educacionais da instituição, acompanhando o desenvolvimento destas e de ações de Educação Inclusiva do Instituto.

Ao compor o levantamento de ações realizadas nos primeiros 100 dias da gestão do professor Arnóbio como reitor do IFRN, o pró-reitor de Ensino do IFRN, professor Dante Moura, e sua equipe de gestão sistêmica compuseram o seguinte quadro, com 15 itens:

Ação 1

Atualização da Orientação Normativa nº 4/2020, da Pró-Reitoria de Ensino (Proen)

Resultado alcançado

A ação, desenvolvida pela Diretoria Pedagógica (Diped), visou esclarecer a comunidade acadêmica critérios de aplicabilidade da Orientação Normativa, que trata das atividades do Ensino durante a pandemia da Covid-19.

Ação 2

Recomposição, ampliação e retomada das atividades da comissão de Diretrizes Pedagógicas para o ensino remoto e híbrido

Resultado alcançado

As atividades da Comissão, que tem a participação da Diped, estão em pleno desenvolvimento e as novas diretrizes, após aprovação por meio de Resolução do Conselho Superior do IFRN, orientarão a comunidade acadêmica do Instituto sobre o desenvolvimento do ensino no ano letivo 2021 ou até enquanto durarem os efeitos da pandemia da Covid-19.

Ação 3

Participação na comissão de sistematização da curricularização da Extensão nos Projetos Pedagógicos de Curso

Resultado alcançado

Articulação entre as Pró-Reitorias de Extensão e de Ensino (junto as suas Diretoria Pedagógica (Diped) e Diretoria de Avaliação e Regulação do Ensino (Diare), bem como junto a representações das Diretorias Acadêmicas) no processo de construção da proposta de curricularização das atividades de Extensão nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) do IFRN.

Ação 4

Articulação de um trabalho coletivo e sistêmico com os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

Resultado alcançado

Além da escolha, pelos pares, de uma coordenação sistêmica para os Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne), que atuará junto à Proen e Diped. O compartilhamento de experiências das coordenações locais, nos campi, vem fortalecendo a atuação sistêmica dos Núcleos na busca pelo aperfeiçoamento das ações inclusivas do IFRN.

Ação 5

Articulação de um trabalho coletivo e sistêmico com bibliotecárias e bibliotecários do IFRN

Resultado alcançado

Implantação de Coordenação Sistêmica para atuar junto à Proen e Diped. Com vistas ao aperfeiçoamento das ações do sistema de bibliotecas do IFRN, há o estímulo ao compartilhamento de vivências de integrantes das Coordenações locais, nos campi, o que está fortalecendo a atuação sistêmica das bibliotecárias e bibliotecários.

Ação 6

Formação contínua, e de modo sistêmico, das Equipes Técnico-Pedagógicas

Resultado alcançado

O aperfeiçoamento do trabalho das Equipes Técnico-Pedagógicas (Etep), nos campi, tem contado com reuniões quinzenais com a Diretoria Pedagógica, alcançando envolvimento e integração.

Ação 7

Implantação dos certificados digitais para Cursos de Formação Inicial e Continuada

Resultado alcançado

Trazendo significativa redução de custos e maior agilidade e rapidez na geração e disponibilização de certificados de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), a ação desenvolvida pela Proen junto à Diretoria de Administração Acadêmica (Diaac) permite a emissão, em quaisquer campi, de certificados FIC digitais. Somente no Campus Natal Zona Leste mais de oito mil certificados a estudantes já foram emitidos.

Ação 8

Implantação da Ata dos Trabalhos de Conclusão de Curso em formato digital

Resultado alcançado

Parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino e a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (com suporte da Diaac e das Secretarias Acadêmicas dos campi) está em desenvolvimento um projeto que disponibilizará a estudantes que estiverem finalizando curso – em todos os níveis e modalidades de ensino – a emissão digital da Ata do Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Ação 9

Criação de normas para viabilizar a emissão de diplomas e certificados digitais do IFRN

Resultado alcançado

Outra Parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino e a Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação (DIGTI) está em desenvolvimento: a criação de normas para viabilizar a emissão de diplomas e certificados digitais. Coordenada pela Diretoria de Administração Acadêmica (Diaac), a iniciativa está elaborando a normatização do processo, que resultará em significativa redução de custos e maior rapidez na geração e disponibilização dos certificados e diplomas de todo o IFRN.

Ação 10

Criação do Comitê Gestor do Acervo Acadêmico Digital

Resultado alcançado

A Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação, Pró-Reitorias, campi e bibliotecas do IFRN juntaram-se à Diaac para regulamentar a alimentação, uso e manutenção do Acervo Acadêmico Digital do IFRN, o que contribuirá para sua preservação, além de ampliar a difusão do conhecimento acadêmico produzido pelo Instituto.

Ação 11

Formação da Comissão Eleitoral para o processo de composição dos Núcleos Centrais Estruturantes

Resultado alcançado

Por meio de colaboração da Diretoria de Avaliação e Regulação do Ensino (Diare) com as Diretorias Acadêmicas nos campi, com a DIGTI e com a Assessoria de Comunicação e Eventos da Reitoria (Asce), o processo eleitoral para constituição dos Núcleos Centrais Estruturantes (NCEs) já está em curso. Os Núcleos têm por ofício as ações de Avaliação Global das ofertas, reestruturação do banco de disciplinas equivalentes e a reestruturação dos processos relativos à contratação de servidores, na perspectiva de garantir a unidade da ação pedagógica e do desenvolvimento do currículo no IFRN, com vistas a manter um padrão de qualidade do ensino, de acordo com o Projeto Político-Pedagógico da instituição e com o Projeto Pedagógico dos cursos ofertados pelo Instituto.

Ação 12

Participação na Comissão responsável pela elaboração da Política Institucional de Pós-Graduação

Resultado alcançado

Política Institucional de Pós-Graduação nasce da colaboração entre a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) – setor ligado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) –, a Diare/Proen, as coordenações de Programas de Pós-Graduação (PPG) e gestores de pesquisa dos campi em que estão localizados os PPG do Instituto. Essa ação pôs em curso as atividades da Comissão responsável pela elaboração da Política Institucional de Pós-Graduação do IFRN. A aprovação, pelo Conselho Superior do IFRN, de uma Política Institucional é tida como fundamental para o avanço e consolidação da Pós-Graduação na Instituição.

Ação 13

Recredenciamento das ofertas de Educação à Distância, do Campus Natal Zona Leste

Resultado alcançado

A ação foca na retomada do processo de recredenciamento das ofertas de Educação à Distância do Campus Natal Zona Leste. Já em curso, é fruto de colaboração entre a Diretoria de Avaliação e Regulação do Ensino e a Proen.

Ação 14

Publicação e acompanhamento de editais de processos seletivos

Resultado alcançado

A Pró-Reitoria publicou 17 editais de processos seletivos para ingresso de estudantes em cursos presenciais e EaD: para Formação Inicial e Continuada, Técnico Integrado, Técnico Integrado - Educação de Jovens e Adultos (EJA), Técnico Subsequente, Superiores de Graduação, Superiores de Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu. A ação foi desenvolvida por meio de colaboração entre Diretorias Acadêmicas dos campi, Diretoria de Gestão da Tecnologia da Informação e Asce com a Coordenação de Acesso Discente (Cadis), setor da Proen. Com resultado, têm-se resultando na aprovação 7.710 estudantes nas diversas modalidades para ingresso na Instituição em 2020.2 e 2021.1.

Ação 15

Participação em Comissão para criação de Resolução sobre heteroidentificação

Resultado alcançado

Com vistas à criação de regulamento para validação da autodeclaração dos candidatos pretos, pardos e indígenas – heteroidentificação –, a Pró-Reitoria de Ensino integra Comissão para criação de Resolução, mediante aprovação pelo Conselho Superior, que trata das bancas para processos seletivos e concursos públicos.

 

Palavras-chave:
ensino
servidores

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