Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

UM ANO DE GESTÃO

Ações da Pró-Reitoria de Administração em 2021*

A Proad é um órgão executivo que coordena, planeja e acompanha as atividades e políticas de administração, gestão orçamentária, financeira e patrimonial do IFRN

Publicada em 04/01/2022 Atualizada há 12 meses

A Proad chegou à marca da execução de 100% do orçamento recebido em 2021

Assim como dezenas de instituições de ensino por todo o país, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) vivenciou um ano marcado pelos desafios frente às restrições causadas pela proliferação da Covid-19. À medida que a vacinação se expandiu e as taxas de transmissão diminuíram, os setores do Instituto se reuniram e organizaram para que as atividades presenciais em todos os campi tivessem continuidade seguindo os protocolos de biossegurança. A Pró-Reitoria de Administração (Proad) foi um dos setores que cumpriu um papel significativo nessa tarefa, entre tantas outras realizações do setor ao longo de 2021, elencadas a seguir:

Gestão Administrativa

Caracterizado como um órgão executivo que coordena, planeja e acompanha as atividades e políticas de administração, gestão orçamentária, financeira e patrimonial do IFRN, a Proad atua na realização de ações relacionadas à infraestrutura do Instituto. A exemplo disso tem-se a supervisão de contratos, compras e prestação de contas através das propostas orçamentárias que acontecem anualmente. No último 21 de dezembro completou-se um ano desde a nomeação do atual pró-reitor, Juscelino Medeiros, para o cargo.

Sempre priorizando a economia e eficácia administrativa, a Proad chegou à marca da execução de 100% do orçamento recebido em 2021. Dentro das ações da Pró-Reitoria, destacam-se a realização dos certames licitatórios que foram solicitados no início do ano. Segundo relatório publicado, a Diretoria de Licitações efetuou demandas de compras e contratações nas modalidades de dispensas, inexigibilidades, cotações eletrônicas e pregão eletrônico. O relatório ainda aponta que o setor objetiva ações futuras como a atualização do Manual de Compras e Contratações e a categorização das compras e contratações para facilidade de controle e auditoria.

Um ano de implementações

Dentre as licitações do setor e com o objetivo de diminuir custos administrativos e desburocratizar o processo de fornecimento, em 2021 também ocorreu a implementação e inclusão de novos itens no Almoxarifado Virtual, serviço de logística para fornecimento de materiais de consumo administrativo que inclui papelaria e suprimentos de informática de acordo com as necessidades previstas. Também houve a consolidação do TáxiGov, sistema de serviço de transporte de servidores e colaboradores da Administração Pública Federal em deslocamentos a trabalho com a utilização de táxis. O sistema começou a ser implementado no Instituto através da Proad com o objetivo de melhorar a oferta de serviços de transporte ao servidor, visando a economia, transparência de gastos públicos e facilidade de acesso devido a tecnologia dos aplicativos para smartphone.

Segundo o coordenador de Contabilidade e Finanças, Cláudio Florêncio, o exercício de 2021 foi desafiador, pois o setor teve que “executar as rotinas financeiras e contábeis do IFRN ainda sob as restrições e temores causados pela pandemia, entretanto, com o avanço da vacinação iniciamos a tarefa de readaptação ao trabalho presencial e chegamos ao término de mais um exercício com a sensação de dever cumprido, esforço e trabalho refletidos nos objetivos alcançados”. Florêncio ainda aponta a participação ativa na proposta de implementação dos Núcleos de Contabilidade a ser realizada no âmbito do IFRN, e o Sistema Integrado de Administração de Serviços (Siads), que propõe o controle dos estoques de materiais, bens patrimoniais e serviços de transporte de forma mais dinâmica.

Metas para 2022

Para o exercício 2022, a equipe da Proad pretende repetir os resultados alcançados este ano de maneira mais ágil e eficiente, já que levando em conta uma nova implementação da reestruturação no setor, será possível uma maior departamentalização que proporcionará maior assertividade no fazer institucional. Raquel Costa, secretária executiva no setor, relembra a importância funcional da Proad na instituição, apelidando-a carinhosamente de “coração do IFRN”: “O setor é a máquina que trabalha para que as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão aconteçam. Espero que em 2022, com a expectativa da efetivação da reestruturação do setor, a Proad possa prestar seus serviços de forma mais tranquila e eficiente”, disse.

*Texto de Amanda Macedo, estagiária de Comunicação Social - Jornalismo na Reitoria

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas