Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

100 dias de gestão democrática

Ações da Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação

Parcerias e inovações marcaram os 100 dias iniciais da gestão

Publicada em 27/04/2021 Atualizada há 1 ano

Setor planeja, coordena e executa projetos relacionados a Tecnologia da Informação

Baiano de Itaparica, o escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras João Ubaldo Ribeiro usou de sua prosa e humor para distinguir software e hardware: “um a gente xinga, o outro a gente chuta”, disse. Em tempos de plataformas de streaming, redes sociais, smartphones e – mais recentemente – de pandemia, o contato com sistemas eletrônicos (hardwares) tanto quanto com aplicativos e programas inteligentes (softwares) é tão frequente que esses elementos passaram a ser parte do cotidiano das pessoas e as ‘agressões’ ficaram para trás.

No IFRN não é diferente: servidores e estudantes têm uma relação íntima com as máquinas e seus apetrechos. Após o distanciamento social provocado pelo surgimento da Covid-19, essa relação radicalizou o fazer administrativo e acadêmico como nunca antes. Por trás de todo o suporte para que o Instituto pudesse ser parte dessa revolução, a Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação (DIGTI).

Para saber o que é, o que faz como tem trabalhado essa Diretoria, a Assessoria de Comunicação social e Eventos da Reitoria do IFRN traz mais uma matéria com o levantamento das ações de destaque nos primeiros 100 dias da gestão do professor Arnóbio Filho como reitor do IFRN.

Estruturas e responsabilidades

A estrutura da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação compreende, basicamente, a Coordenação de Sistemas de Informação, com apoio à Administração, ao Ensino e à Gestão de Pessoas e a Coordenação de Infraestrutura e Redes, sob a gestão de um diretor, o professor André Gustavo Duarte, que já havia ocupado o cargo na gestão do professor Wyllys Tabosa (2016/2020) como reitor do Instituto.

A DIGTI é responsável por planejar, coordenar, executar e avaliar projetos e atividades relacionados a investimento, desenvolvimento, manutenção e segurança em tecnologia da informação. A ela compete, entre outros: 

  • Coordenar o desenvolvimento e a implantação dos sistemas de informação institucionais, bem como realizar sua manutenção;
  • Gerenciar os recursos de tecnologia da informação no âmbito da Reitoria;
  • Propor políticas e diretrizes na área de tecnologia da informação;
  • Responsabilizar-se pela gestão e manutenção da política de segurança da informação.

Como ações de destaque dos 100 primeiros dias da atual gestão, a Diretoria apontou:

Ação 1

Apoio sistêmico para execução do Orçamento 2020

Resultado alcançado

Apoio à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e à Pró-Reitoria de Administração sistêmico para execução do Orçamento 2020, onde foi possível a aquisição de firewall para melhorar a gerência de rede do IFRN, em especial dos campi integrantes da rede giga Natal e aquisição complementar de 132 computadores, além da renovação do licenciamento de antivírus do IFRN (vencido durante 2020).

Ação 2

Criação do Comitê de Governança Digital

Resultado alcançado

Em atendimento à Resolução 05/2021, do Conselho Superior do IFRN, foi instituído o Comitê de Governança Digital (CGD), que tem como objetivo discutir e aprovar as políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFRN.

Ação 3

Reorganização do processo de desenvolvimento do SUAP

Resultado alcançado

Iniciada a elaboração de documento que irá especificar o processo de desenvolvimento de software para melhorias e novas funcionalidades do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap)

Ação 4

Consolidação do processo de matrícula digital

Resultado alcançado

Iniciado como projeto do Campus Parnamirim, ainda em 2020, nesses primeiros 100 dias a DIGTI realizou mais de cinco mil matrículas de ingressantes no IFRN, tudo de forma online, processo realizado em parceria com a Diretoria de Administração Acadêmica – setor da Pró-Reitoria de Ensino. Também fruto dessa parceria, a certificação dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) passou a ser de forma digital.

Ação 5

Parceria com a Secretaria de Governo Digital

Resultado alcançado

Foi retomado o protagonismo do IFRN, junto ao Ministério da Economia, no desenvolvimento de soluções para a rede federal, bem como na avaliação de novas tecnologias para integração de sistemas. 

Ação 6

Convênios Suap

Resultado alcançado

Após a retomada das atividades de convênio para uso do Suap, diversas instituições passaram a ter acesso mais simplificado ao repositório do Sistema. Entre dezembro de 2020 e março de 2021, órgãos como o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), o Instituto Federal do Acre (Ifac), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Prefeitura, a Universidade Federal de Rondonópolis e a Universidade do Estado do Mato Grosso aderiram ao Suap. Além disso, foram realizadas dezenas de reuniões com outras instituições interessadas em conhecer e adotar o Sistema. 

Ação 7

Reuniões com as Coordenações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) dos campi

Resultado alcançado

Foram realizados encontros com público médio de 30 participantes. Na pauta das reuniões, retomadas após oito meses, temáticas relacionadas aos processos de aquisição de soluções de TIC, soluções para ensino e trabalho remoto e aspectos de Governança de TIC.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas