Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Memória potiguar

Ações da Comissão de Memória e Patrimônio do IFRN

Equipe é responsável por construir a Política Institucional da Memória e dos Equipamentos Artístico-Culturais do Instituto

Publicada em 27/08/2021 Atualizada há 12 meses

Comissão realizará I Fórum de Memória e Patrimônio do IFRN em novembro deste ano.

Preservar o patrimônio cultural e a memória do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Esse é o propósito da Comissão responsável pela construção da Política Institucional da Memória e dos Equipamentos Artístico-Culturais do IFRN. Criado em janeiro de 2021, o grupo vem traçando ações para manter viva a história do Rio Grande do Norte.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN, professor Avelino de Lima Neto, conta que a Comissão surgiu após uma reunião, realizada no início de 2021, entre o reitor do Instituto Federal, professor José Arnóbio de Araújo Filho, e representantes das Pró-Reitorias de Pesquisa e Inovação (Propi) e de Extensão (Proex) e do Portal da Cultura Potiguar.

“Naquela ocasião, diagnosticamos que há na instituição várias iniciativas em Museologia Social, em Educação Patrimonial e em Memória, assim como nas linguagens artísticas, como a Cinemateca Potiguar do Campus Natal – Cidade Alta. No entanto, não dispomos, até então, de uma política institucional que ofereça diretrizes para o acompanhamento dessas ações”, recordou o professor.

Para Avelino, uma comissão que possua esse objetivo é importante para “dispor de instrumentos institucionais para construir, preservar e valorizar a memória, a cultura popular, a arte e os saberes tradicionais no IFRN”. O grupo atualmente é formado por 20 membros, contendo representação da Propi, da Proex, dos campi Canguaretama, Ipanguaçu, Natal – Central, Natal – Cidade Alta, Natal – Zona Leste, Macau, Parnamirim e de órgãos externos.

Palavra de um dos membros

O professor de Filosofia e Direito do Campus Natal – Central, Pablo Capistrano, é um dos componentes da Comissão. Para ele, a importância da iniciativa vai além da elaboração de uma política institucional para a preservação de museus, arquivos e espaços de memória. Segundo o professor, o registro e a divulgação da produção cultural de outras regiões do estado é uma missão que ainda não foi totalmente executada, mas que, com as ações da Comissão de Memória e Patrimônio, o IFRN pode realizar. Capistrano vê a grande quantidade de campi do Instituto Federal espalhados pelo estado - ao todo, 22 - como uma oportunidade de conhecer e catalogar essas produções.

“Que gente possa articular uma ação de Pesquisa, registro, manutenção e divulgação de Extensão dessa produção cultural e histórica, dessa memória de várias regiões do Rio Grande do Norte. O fato de termos uma instituição capilarizada nos permite ter uma percepção mais aguda das diversas áreas do estado, e não apenas uma concentração disso aqui em Natal ou em outras grandes cidades como Mossoró e Caicó, mas que a gente possa ir a outros espaços”, disse.

Ações da Comissão

A Comissão de Memória e Patrimônio é presidida pelo diretor-geral do Campus Canguaretama, professor e pesquisador Flávio Ferreira. Ele explica que o grupo vem trabalhando, realizando reuniões quinzenais, para a construção da política de ações voltadas ao patrimônio cultural e à memória do Instituto Federal.

No dia 5 de agosto de 2021 foi realizada uma reunião virtual da equipe com o objetivo de elaborar um mapeamento e diagnóstico situacional dos equipamentos artístico-culturais existentes na instituição. No encontro, foi discutida a criação de subcomissões que ficarão responsáveis por ações museais, ações de memória institucional e ações patrimoniais junto à comunidade externa. “As subcomissões estão criando um documento padrão para que, de acordo com cada objeto, museu físico ou virtual, arquivo e projetos, possamos realizar um levantamento da realidade atual da instituição no que diz respeito ao tema”, explicou Flávio Ferreira.

Outro encaminhamento fruto da reunião foi o desenvolvimento do "I Fórum de Memória e Patrimônio do IFRN", previsto para os dias 29 e 30 de novembro de 2021. “Estamos pensando que será um momento para, tendo uma fotografia da instituição, debatermos e construirmos, coletivamente, propostas e alternativas que avancem e tragam bons resultados no tocante a essa política institucional que, na prática, envolve os museus e demais equipamentos culturais vinculados à memória e ao patrimônio”, ressaltou o presidente da Comissão.

Entusiasta de assuntos históricos e culturais, Flávio conclui fazendo um convite: “A Comissão convida a participar e contribuir com a formulação de uma política voltada à memória institucional e ao patrimônio cultural, fortalecendo, assim, a formação cidadã de nossos estudantes e da comunidade acadêmica em geral”. O professor participa ainda do curso 'Saberes Museológicos: Gestão em Museus Municipais e Comunitários do Rio Grande do Norte', desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujas inscrições continuam abertas até 1º de setembro.

Conheça os membros da Comissão de Memória e Patrimônio do IFRN

MembroRepresentaçãoCampusFunção
Flávio Rodrigo Freire FerreiraCampus CanguaretamaCanguaretamaPresidente
Denise Cristina MomoProexReitoria Membro
Tarcimaria Rocha Lula Gomes da SilvaProenReitoria Membro
Vanessa Paula Trigueiro Moura PropiReitoriaMembro
Pollyanna de Araújo Ferreira Brandão Núcleo de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne)Canguaretama Membro
Amauri Morais de Albuquerque JúniorCampus IpanguaçuIpanguaçuMembro
Sandra Maria Campos AlvesCampus IpanguaçuIpanguaçuMembro
Arilene Lucena de Medeiros ArquivoNatal - CentralMembro
Francisco Carlos Oliveira de SousaCampus Natal - CentralNatal - CentralMembro
Narla Sathler Musse de OliveiraMuseu dos MinériosNatal - CentralMembro
Pablo Moreno Paiva Capistrano Portal da Cultura PotiguarNatal - CentralMembro
Suély Gleide Pereira de Souza Portal da Cultura Potiguar e Núcleo de Arte (Nuarte)Natal - CentralMembro
Carlos Eduardo Campos FreireMuseu do TremNatal - Cidade AltaMembro
Isaac Samir Cortez de Melo Centro Cultural Sibauma e Núcleo de Arte (Nuarte)Natal - Cidade AltaMembro
Marcus Vinicius de Faria Oliveira Museu do BrinquedoNatal - Cidade AltaMembro
Artemilson Alves de Lima Campus Natal - Zona Leste Natal - Zona LesteMembro
Arthur Luís de Oliveira TorquatoCampus MacauMacauMembro
Maria Aparecida da Silva FernandesPortal da Cultura Potiguar ParnamirimMembro
Paulo Márcio Rodrigues PereiraMuseu Quilombola da Picada ExternoMembro
Raimundo Melo Rede de Pontos de Memória ExternoMembro
Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas