Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Um ano de gestão

Ações da Assessoria de Comunicação Social e Eventos em 2021*

Setor é responsável pela divulgação das informações referentes ao Instituto, além de promover o diálogo com servidores, estudantes e sociedade

Publicada em 19/01/2022 Atualizada há 1 ano

Em 2021, a Asce/IFRN foi subdividida nos núcleos de Audiovisual, Design, Eventos, Fortalecimento da Imagem Institucional e Jornalismo.

Em 21 de dezembro de 2021, a atual gestão sistêmica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) completou um ano desde sua posse legal. Para celebrar a data, o Núcleo de Jornalismo da Assessoria de Comunicação e Eventos da Reitoria (Nujor/Asce/IFRN) produziu uma série de matérias especiais que estão sendo divulgadas durante o mês de janeiro, apresentando as ações desenvolvidas, metas alcançadas e planejamento para as próximas investidas da instituição.

Até aqui, a série já apresentou as realizações das Pró-Reitorias, Diretorias, Gabinete e Conselhos do Instituto. Para finalizar o conjunto de matérias especiais, serão apresentadas as ações e como funciona a Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce) da Reitoria do IFRN.

As habilidades de comunicação são a chave para construir uma forte rede de apoio social. Comunicar-se em tempos de mudança e incerteza pode ser especialmente desafiador. A execução eficaz de uma estratégia de comunicação é difícil, e, mesmo quando acontece, é passível de ruídos – falhas no ato de comunicar.

Pensando em posicionar a comunicação do IFRN para uma evolução sustentada, a Asce/IFRN atua com o propósito de entender as nuances das estratégias de comunicação eficazes e, dessa forma, investir no trabalho para desenvolver uma relação de confiança com a comunidade interna e externa do Instituto.

Assessoria de Comunicação Social e Eventos da Reitoria

Responsável pela divulgação das informações referentes ao IFRN, bem como pelo reforço da imagem institucional e a manutenção do diálogo com servidores, estudantes e a sociedade, a Asce/IFRN coordena a área sistêmica que produz conteúdo em forma de texto, de imagem, de áudio e de vídeo.

Com o intuito de fortalecer a comunicação institucional, com o desejo de tornar as informações sobre o que acontece no IFRN ainda mais acessíveis para a sociedade e com vistas a executar o que prevê a Política de Comunicação do Instituto, a Asce/IFRN implantou, em 2021, uma nova estrutura administrativa, se subdividindo em núcleos, são eles: Audiovisual, Design, Eventos, Fortalecimento da Imagem Institucional e Jornalismo.

Os núcleos passaram, desde então, a trabalhar diretamente junto às coordenações de Comunicação Social e Eventos dos campi, buscando fortalecer, também, o trabalho das comunicadoras e dos comunicadores, além de ampliar as divulgações de cada uma das unidades do Instituto, com seus projetos e oportunidades de vagas em cursos.

Ações dos Núcleos da Asce em 2021

Entre as principais ações desenvolvidas pelo setor no último ano, pode-se destacar:

  • A reestruturação da Assessoria de Comunicação Social e Eventos, com a implantação dos núcleos por área, para dar suporte às ações sistêmicas e de apoio aos campi do Instituto;
  • A construção do Regulamento de Eventos Institucionais e o aprimoramento do Módulo de Eventos no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), junto às demais áreas relacionadas e à Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI);
  • A implementação do Jornal.IFRN, para divulgação de conteúdos institucionais e da comunidade acadêmica;
  • O projeto de Pesquisa e Inovação, Imagem e Percepção Institucional; 
  • O projeto “Além dos Muros do IFRN”, junto às Pró-Reitorias de Extensão (Proex) e de Pesquisa e Inovação (Propi) e aos campi Natal – Cidade Alta, Natal – Zona Norte, Parnamirim e São Paulo do Potengi, através de cooperações técnicas; e
  • A publicação de podcasts no Canal IFRN do Spotify. Com o intuito de expandir a divulgação de ações e projetos do Instituto, já foram publicados cinco episódios do “#FalaDG”, e os próximos serão produzidos neste ano de 2022. Já o podcast “Roda Conversa” é fruto do projeto de Extensão “Além dos Muros do IFRN”, objetivando ampliar a visibilidade de programas e projetos da Instituição, a partir de histórias de vidas que se transformaram através de ações do IFRN.

Núcleo de Audiovisual

“O Núcleo Audiovisual não se trata apenas de fazer vídeos, mas também de conseguir projetar como o IFRN tem melhorado a vida de muitos. Em 2021, foi produzido uma série de conteúdos que reforçam a qualidade do ensino do Instituto e fortalece a relação com o público interno e externo. O trabalho do Núcleo Audiovisual é integrado com os outros núcleos da ASCE; logo, trata-se de conteúdos multimídia, fazendo-se necessário uma participação de equipe multidisciplinar. Os próximos objetivos são produzir conteúdo audiovisual sobre os trabalhos de Pesquisa no IFRN para exibição em canais abertos de televisão, como a TV Futura e o Canal Brasil; produção para os Centros Tecnológicos; VTs publicitários dos cursos ofertados; material sobre o Suap; além de vídeos para processos seletivos, eventos e atualização de conteúdos audiovisuais”, destacou o coordenador do Núcleo, Justino Neto.

Núcleo de Design

“Em essência, o Núcleo de Design trabalha sob demanda. Dessa forma, tudo que é criado pelo Nudesign é para atender necessidades dos demais núcleos da Asce, de outros setores da Reitoria e de outros campi. Além das peças de publicação cotidianas e de alguns eventos da instituição, podemos destacar como principais ações de 2021 as campanhas de divulgação da volta às aulas; dos exames de seleção de cursos Integrados, Subsequentes e ProEJa, bem como de Graduação pelo SiSU; da Mostra de Cursos; e da retrospectiva 2021. O Nudesign é também espaço de apoio e orientação na formação acadêmica de estagiários e bolsistas que atuam na área de Design Gráfico. Para 2022, além do atendimento das demandas externas ao setor, estamos planejando a produção de um vasto material de divulgação institucional, de maneira a dar visibilidade ao que tem sido produzido nos pilares do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, pela administração-geral e pelos campi do IFRN”, enfatizou o coordenador do Nudesign, Nivaldo Fonseca.

Núcleo de Eventos

“Durante o ano de 2021, mesmo com as dificuldades apresentadas pela situação de isolamento causada pela pandemia mundial, a atuação do Núcleo de Eventos aconteceu de várias formas. Para 2022, pretende-se criar fluxos na Reitoria para sistematizar as ações de Eventos, de forma que ela atue alinhada ao trabalho que está sendo proposto para os campi”, disse a coordenadora do Núcleo, Michelle Pinheiro.

Núcleo de Jornalismo

"Em 2021, a reestrutura da Asce em núcleos favoreceu bastante o trabalho do Jornalismo, pois suas atividades conseguiram ser coordenadas de forma mais estratégica. Em função dessa divisão, o trabalho passou a ser muito mais pragmático. Além disso, a renovação do corpo de estagiários e a chegada da equipe de suporte vinda da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern) facilitaram essa movimentação. Exemplo disso é o número maior de publicações, bem como a implementação do Jornal.IFRN, que no último ano lançou quatro edições e que irá passar por reformulação em 2022 para ter seu alcance ampliado, e a tentativa de implementação da Revista IFRN, que será feita em parceria com as Pró-Reitorias de Pesquisa e de Extensão”, declarou o coordenador do Núcleo de Jornalismo, Cleyton Fernandes.

Gestão

“Construir a base de uma reestruturação em meio à pandemia foi um grande desafio. Qualquer mudança demanda muita energia, envolvimento e instabilidade. A gente sai de um lugar conhecido e começa a construir algo ainda desconhecido, mesmo sabendo onde queremos chegar. Estamos reestruturando a forma de a Comunicação Social atuar no IFRN, defendendo e fortalecendo uma postura de comunicação pública (cidadã) e estratégica”, iniciou a assessora de comunicação na Reitoria do IFRN, Clara Bezerra.

De acordo com a assessora, “as ações para a efetivação disso tiveram início em um contexto muito desfavorável: o trabalho remoto, sem o contato e a interação humana, tão necessários aos processos de comunicação. Ainda assim, demos os passos e, o que era um projeto, hoje é uma realidade”.

Expectativas para 2022

“Em 2022, estabelecemos como a nossa prioridade número 1 a reestruturação do site do IFRN, que envolve a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI), toda a instituição e a nossa comunicação direta com a comunidade externa. Além disso, vamos dar mais atenção à divulgação dos processos seletivos e cursos, ação que vai ser construída, principalmente, com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e com o apoio da Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), responsável pela execução dos processos seletivos”, comentou Clara Bezerra.

Em uma lista de prioridades, segundo Clara, o terceiro foco será a reestruturação do Audiovisual no IFRN, com um projeto estratégico da assessoria. O projeto “Além dos Muros do IFRN”, que possui grande proporção e é coordenado pela Asce, com a Propi e a Proex, é uma semente para essa reestruturação.

O “Além dos Muros” iniciou o trabalho com os estudantes e professores do Curso Técnico em Multimídia do Campus Natal – Cidade Alta e do Curso Superior de Tecnologia em Marketing do Campus Natal – Zona Norte. Junto à Coordenação de Videoproduções, que conta com um estúdio de ponta, também com o apoio da Fundação: “Neste ano, vamos dar mais alguns passos no processo de ampliar o trabalho de Audiovisual do IFRN para a projeção do trabalho de Ensino, de Pesquisa e de Extensão do Instituto e a divulgação das oportunidades que ele oferece. Estamos no início, mas acreditamos que muitos frutos bons vão surgir desses novos cenários”, destacou a assessora de comunicação.

Mudanças que permanecerão

“Acredito que o principal ganho nesse processo de mudanças foi a constatação de que podemos trabalhar juntos mesmo distantes. Os núcleos da Asce/IFRN buscam dar suporte às ações dos campi, sem tomar para si o trabalho individual e característico de cada uma das unidades do IFRN. Seguir com esse trabalho, estabelecendo diretrizes, avaliando cenários e mostrando caminhos, trabalhando juntos pelo fortalecimento do trabalho de educação pública, gratuita e de qualidade desempenhado por todos os campi do IFRN: é isso que vamos manter e ampliar”, finalizou Clara Bezerra.

*Texto de Max Praxedes, jornalista e colaborador da Fundação de Apoio ao IFRN; 
e Luciano Vagno, estagiário de Comunicação Social - Jornalismo na Reitoria.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas