100 dias de Gestão Democrática
Ações da Assessoria de Comunicação Social e Eventos
Subdivisão do setor em Núcleos modificou estrutura da Asce
Publicada em 29/04/2021 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 22:52

Com o distanciamento social – medida de enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus – as práticas cotidianas de bilhões de pessoas mudaram, seja em casa, na rua ou no trabalho. Os setores de Comunicação Social e Eventos do IFRN, por exemplo, refizeram todo o cronograma de atividades, repactuaram contratos e alteraram sua organização para formaturas, colações e tantos outros eventos festivos, como a comunidade acadêmica bem gosta (e participa!).
Essas alterações, contudo, parecem ter direcionado para um estímulo ainda maior a uma das formas mais ativas de contato com os públicos do Instituto, as redes sociais. Esse espaço teve um aumento da participação, de um lado e de outro: novos perfis – de campi, de setores, de cursos, de eventos e etc. – surgiram ao mesmo tempo que milhares de novos seguidores chegaram às nossas redes.
A Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce) da Reitoria do IFRN – que coordena a área sistêmica responsável por conteúdos em forma de texto, de áudio e de vídeo – encerra a série de matérias sobre os 100 dias de Gestão Democrática falando de si mesma.
Com competências que envolvem desde o controle dos espaços de eventos ao desenvolvimento marketing institucional, a Asce trabalha com cerimonial, assessoria jornalística e produtos de mídia, impressa ou audiovisual.
Ações em 100 dias
As ações que o setor desempenhou ou coordenou nesses 100 primeiros dias são diretamente ligadas a seu fazer, com o incremento de atividades de planejamento constante acerca da projeção do que é o IFRN para a sociedade potiguar e para o Brasil.
As ações apontadas no levantamento são:
Ação 1 | Articulação para reestruturação da Asce |
Resultado alcançado | Para fortalecer as ações de comunicação e promoção institucional junto aos campi e à gestão sistêmica, houve a Implementação dos Núcleos de Design e de Jornalismo, previstos na Política de Comunicação do IFRN. Seguem os trâmites e negociações para implantação dos Núcleos de Audiovisual, de Eventos e de Fortalecimento da Imagem Institucional. |
Ação 2 | Campanhas institucionais |
Resultado alcançado | Foram desenvolvidas campanhas – para o Portal IFRN e para as redes sociais – com o intuito de reforço à imagem e ao fazer institucional, com vistas à transparência, acesso a oportunidades e esclarecimento sobre o funcionamento do IFRN durante a pandemia:
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Ação 3 | Criação de comissão para planejar implementação da Rede de Rádios |
Resultado alcançado | Articulação intercampi para criação de comissão que elaborará o planejamento de implementação da Rede de Rádios do IFRN. |
Ação 4 | Implementação do Jornal IFRN |
Resultado alcançado | Criação, produção e publicação do Jornal IFRN, peça jornalística para divulgação aos públicos interno e externo da produção administrativa e acadêmica do Instituto. |
Ação 5 | Fortalecimento da imagem institucional |
Resultado alcançado | Formação de grupo para o planejamento e a execução – através de parceria com a Pró-Reitoria de Extensão – de projeto em fluxo contínuo para o fortalecimento da imagem institucional. |
Ação 6 | Realização de eventos |
Resultado alcançado | Planejamento, organização, execução, cobertura e divulgação de eventos remotos, como a posse do reitor do IFRN - com apresentação de equipe gestora – e a Mostra de Cursos do Instituto, com audiência superior a dez mil aparelhos conectados on-line. |
Ação 7 | Reuniões sistêmicas |
Resultado alcançado | Realização de encontros online para discussão de pautas, campanhas e estratégias de abordagem e divulgação junto aos públicos de interesse da Asce e das Coordenações de Comunicação Social e Eventos dos campi. |
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores