Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Secitex 2015

Aberto o maior evento científico e tecnológico do IFRN

O evento vai até sábado (21), no Campus Santa Cruz

Publicada em 19/11/2015 Atualizada há 1 ano

Abertura aconteceu no Ginásio do Campus Santa Cruz

Em clima de confraternização entre toda a comunidade acadêmica do IFRN, aconteceu na noite desta quarta-feira (18) a solenidade de abertura da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto (Secitex). Com sede no Campus Santa Cruz, o evento traz como tema “Luz, Ciência e Vida na Região da Borborema Potiguar”. A abertura aconteceu no Ginásio de Esportes do Campus.

Além de servidores, alunos e gestores de todo IFRN, a solenidade contou com a participação de autoridades locais e de outras instituições de ensino, como Eduardo Vasconcelos, diretor da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. Estiveram presentes à mesa de abertura da Secitex 2015 Régia Lúcia Lopes, pró-reitora de Extensão e reitora em exercício do IFRN; Marcela Ravena, chefe de Gabinete da Prefeitura de Santa Cruz, representando a prefeita Fernanda Costa; Erivan Sales do Amaral, diretor-geral do Campus Santa Cruz; Samira Delgado, diretora acadêmica do Campus e coordenadora do evento, e João Teixeira, coordenador de pesquisa e inovação do campus e, também, do evento.

Em seu pronunciamento, além de agradecer a presença de todos, Erivan frisou a importância de trazer um evento da magnitude da Secitex para a região da Borborema Potiguar, o que foi destacado também pela chefe de Gabinete do Município. “Uma das nossas preocupações foi levar a produção científica e cultural dos nossos alunos para além dos muros dos nossos campi, por isso vamos promover momentos na Vila de Todos, praça pública da cidade”, enfatizou a reitora em exercício do IFRN.

“Todos os espaços do nosso Campus estarão preenchidos até sábado (21) pela Secitex, evento que a gente não realiza sozinho”, lembrou Samira Delgado, que fez questão de agradecer a todos que contribuíram para a realização da Semana. Retomando o histórico de 12 anos dos eventos de divulgação científica da Instituição, o pró-reitor de Pesquisa falou da Secitex como uma concentração de jovens pesquisadores com o potencial de mudar o futuro da nossa nação. “De olho nisso, vamos lançar durante esses 3 dias um repositório institucional onde nossos alunos e servidores poderão disponibilizar toda a sua produção científica”, adiantou José Yvan.

Logo após as falas das autoridades, a solenidade de abertura contou com a apresentação do Projeto Crab, desenvolvido no Campus Natal-Zona Norte do Instituto e premiado em importantes eventos científicos do mundo, como também no quadro Jovens Inventores do Programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão. A apresentação foi feita pelos alunos responsáveis pelo projeto, Maraysa de Araújo e Iago Souza, e pelos professores orientadores, Arthur Salgado e João Teixeira, que relataram a trajetória de trabalho do grupo e incentivaram a plateia a se vincular a projetos de pesquisa. O Crab é fruto de uma parceria entre o IFRN e a Universidade Petrobras, no Programa de Formação de Recursos Humanos (PFRH).

Para encerrar a noite, foi executado o show musical “Eternamente Nordeste”, por um grupo formado por professores de vários campi da Instituição: Ana Morais (São Paulo do Potengi), Andrey Azevedo (Campus Currais Novos), Isaac Cortez (Campus Canguaretama), Leão Neto (Campus Natal Central), Priscila de Souza (Campus Macau) e Valdier Ribeiro (Campus Apodi). Durante o show, foram apresentadas canções de intérpretes e compositores nordestinos como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Fagner, Zé Ramalho e Belchior. 

Este é o primeiro ano em que a Secitex é realizada, mas a Semana se configura a união dos principais eventos de ensino, pesquisa e extensão do IFRN, contando com a apresentação de 624 trabalhos, além de 16 equipes participantes da I Olimpíada de Robótica do Instituto. O encerramento de todas as atividades acontece no sábado (21), com a premiação dos trabalhos mais bem avaliados.

Acesse:

Secitex 2015

Programação completa

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas