JIFs 2025
Abertura dos Jogos das Instituições Federais 2025 reúne delegações das cinco regiões do Brasil
Cerimônia, realizada no Campus Natal-Central do IFRN, celebrou esporte, cultura e a união da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Publicada por Jose Nascimento em 25/11/2025 ― Atualizada em 25 de Novembro de 2025 às 08:06
A etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIFs 2025) foi oficialmente aberta na noite de 24 de novembro, em uma cerimônia vibrante realizada no Ginásio do Campus Natal-Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento reuniu atletas, gestores e servidores de 30 instituições da Rede Federal, marcando o início de uma das maiores competições esportivas entre estudantes do país.
A solenidade, conduzida pelos mestres de cerimônia Neiryvan Maciel (IFRN) e Maraísa Andrade (IFPA), destacou a importância do esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento.
Autoridades e apresentações
Antes das formalidades, a estudante Júlia Moreno de Lima Bessa, do Campus Natal-Central, fez uma apresentação de ginástica, modalidade esportiva em que foi quatro vezes campeã nos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte e campeã brasileira e sul-americana.
A mesa de abertura foi composta pelo reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho; a reitora do Colégio Pedro II e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Ana Paula Giraux Leitão; o diretor de Desenvolvimento da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Charles Okama de Souza; o coordenador-geral dos jogos, professor Renier Cavalcante Dantas; a coordenadora de desportos do Campus Natal-Central, Maria Elizabete Sobral Paiva de Aquino, representando o diretor-geral do Campus, professor Jonas Eduardo Gonzalez Lemos, que está de férias; e a presidente da Rede de Grêmios do IFRN (Regif), Lyégia Mayara Souza dos Santos.

Um dos momentos mais aguardados foi o desfile das delegações, que trouxe a energia e o entusiasmo de estudantes/atletas de todo o Brasil. A chama olímpica, símbolo de força de vontade e união, foi acesa pela atleta de natação Júlia Helena Mauad, recordista estadual e com passagens pela Seleção Brasileira. Em seguida, o juramento do atleta foi conduzido pelo estudante de basquete Vinícius Gabriel Nascimento Fernandes; Júlia e Vinícius estudam no Campus Natal-Central.
Acolhimento
Na série de falas da cerimônia, que aconteceu logo após o hasteamento das bandeiras do IFRN, do Rio Grande do Norte e do Brasil, a voz dos estudantes foi representada pela presidente da Regif, Lyégia Souza. Em seu breve discurso, ela destacou a honra de representar estudantes de todo o país na abertura de um evento que considerou “tão rico em vários aspectos”, capaz de integrar toda a Rede Federal. “É um evento extraordinário e será inesquecível para cada estudante aqui presente”, assegurou. Lyégia afirmou ainda que cada participante dos JIFs 2025 poderia contar com o apoio da Regif. Em tom acolhedor, a representante estudantil afirmou que o Rio Grande do Norte está “de braços abertos” para receber cada atleta, “com um pouquinho quente e muito amor no coração”, finalizou”.

O coordenador-geral dos jogos, professor Renier Cavalcante Dantas, expressou seu desejo de sucesso e alegria para o evento, descrevendo a abertura como uma “festa maravilhosa” que o deixou “todo arrepiado”. Dantas ressaltou a importância do esporte na formação, mencionando como os estudantes “constroem um processo educacional tão lindo através do esporte”. Ele também informou que a edição contava com a participação de mais de 1.300 pessoas. O professor finalizou com votos de sucesso: “Que os Jogos tenham sucesso e a alegria que vocês estão demonstrando hoje aqui no ginásio”, disse.
Fortalecimento da Rede
Já a presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), Ana Paula Giraux, reitora do Colégio Pedro II, celebrou a realização do evento, classificando-o como uma festa do esporte e festa de todos os corpos. “Estar aqui, nesse ano, juntos, podendo celebrar essa festa do esporte. Uma festa de todos os corpos. É muito importante para nós”, declarou. Em sua fala, Giraux fez um apelo por mais apoio financeiro, para que eventos como o JIFs possam ampliar as relações entre estudantes da Rede. Dirigindo-se especificamente ao grupo de atletas, ela afirmou que “cada um de vocês é campeão” por estar ali representando seu estado e sua instituição, e que o verdadeiro significado de ser campeão reside em “enfrentar, representar e respeitar”, e não apenas em vencer ou perder.

Charles Okama de Souza, servidor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, representando a Setec/MEC, destacou o “esforço gigantesco” da Secretaria em investir na Rede Federal, reconhecendo a importância dos jogos para a formação dos estudantes. “Dizer também que é um esforço gigantesco para nós da Setec investirmos cada vez mais na Rede Federal e sabermos da importância dos jogos para os nossos estudantes”, pontuou. O diretor da garantiu que a Rede Federal “vai crescer, vai se fortalecer, vai se sustentar” pela política do Governo Federal, que reconhece a educação profissional e tecnológica como um fator de transformação na vida dos jovens.
Finalizando os atos protocolares, o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, ressaltou que o “esporte é muito mais do que uma competição”, sendo um momento que cada estudante guardará na memória. O reitor fez um discurso sobre a união nacional, defendendo que a diversidade é o que faz a diferença do povo brasileiro. Ele definiu a essência dos jogos, afirmando que o competidor que não vence “não vai ser o derrotado, mas sim o responsável por partilhar o conhecimento adquirido nas competições”. Ao terminar, Arnóbio exaltou a importância da cidadania, da diversidade, da liberdade e da democracia como pilares para a construção contínua do país.

Encerramento e programação
Com uma proposta que une dança e ginástica de forma inclusiva, o Movimento SentirArte, um grupo de estudos e projeto de extensão do Campus Ceará-Mirim IFRN encerrou a cerimônia de abertura. A apresentação, definida como um passeio pelas culturas natalense, potiguar e nordestina, representou “um convite para uma viagem que começa nas águas, passa pelo sol e pelo vento, segue pelo interior e, no final, explode em energia junto com o público”.

A programação dos jogos – que vão até o sábado – começa com as disputas de já nesta terça-feira, nos espaços do Campus Natal-Central e do Ginásio Professor Marcelo Carvalho, mais conhecido por Ginásio do DED.
As tabelas e horários estão disponíveis na página especial dos JIFs 2025 aqui mesmo no Portal IFRN. Acesse abaixo:
Imagens da abertura
- Palavras-chave:
- MEC Conif JIFs 2025 Setec Rede Federal